Viagens na nossa Terra

Jardim do Sameiro: Uma alternativa de local para piqueniques em Penafiel

Ana Regina Ramos

08-08-2020

Conheça mais sobre este local

O que acha de almoçar com uma vista panorâmica sobre Penafiel? Se precisa de uma alternativa aos tradicionais parques da cidade para almoçar ao ar livre, o Jardim do Sameiro, em Penafiel, também conhecido como Parque Zeferino de Oliveira, é uma opção.

O Sameiro ou Santuário da Senhora da Piedade e Santos Passos é um dos pontos mais conhecidos e representativos de Penafiel e, ao seu redor, apresenta-se um espaço de lazer colorido, que respira natureza. É procurado por turistas, mas também pelos penafidelenses, que não querem deixar de ter uma foto neste local, além dos estudantes das escolas básica e secundária, que ficam ao lado.

O jardim, construído nos finais do século XIX/início do século XX, aquando da construção do santuário, desenvolve-se em vários patamares. Logo no superior, onde se encontra o Sameiro, consegue ter uma paisagem de quase 360º da região e apanhar raios de sol.

Ao longo da escadaria, vai encontrando alguns bancos nas laterais, onde consegue desfrutar de um almoço com vista panorâmica pela cidade.

Noutro dos patamares é onde pode encontrar mais Natureza e cor, com canteiros limitados por sebes de buxo topiado e com plantas herbáceas e arbustos, tais como rosas, azáleas, rododendros e camélias, descreve o site da Câmara Municipal de Penafiel.

Ao caminhar por esse jardim, mais à frente, ficam as mesas de piquenique e uma espécie de coreto aberto - ideal para um cenário de fotografias românticas -, mesmo em frente a Escola Secundária de Penafiel.

Depois, se decidir descer até ao fim do jardim, tem também uma marca da cidade, a expressão “Eu [símbolo ‘Sentir Penafiel’] Penafiel” que se conjuga com o Sameiro como plano de fundo.

Ainda mais abaixo pode encontrar duas das esculturas do festival Escritaria de 2018, em homenagem ao escritor Pepetela.