Viagens na nossa Terra

Viagem pela Rota do Românico: Igreja de Santa Maria de Meinedo

Luís Sousa

31-07-2020

Segundo a lenda, este Mosteiro terá acolhido, durante o domínio visigótico [século VI], o corpo de Santo Tirso, oriundo da cidade de Constantinopla. Meinedo terá sido neste período sede de um Bispado. Leia o artigo de Luís Sousa.

Monumento: Igreja de Santa Maria de Meinedo

Localização: Freguesia de Meinedo, Lousada

A Igreja de Meinedo, datada dos séculos XIII-XIV, possui características arquitetónicas e decorativas marcadas por uma grande simplicidade, mas de grande valor histórico e artístico.

A campanha de escavações arqueológicas, entre 1991 e 1993, permitiu identificar parte de uma capela de um edifício, que poderá datar do período Suevo [séculos V-VI].

Em 1113, o bispo do Porto, D. Hugo, recebeu do rei D. Afonso Henriques o “Couto” [lugar com privilégios] do Mosteiro de Santo Tirso de Meinedo.

Segundo a lenda, este Mosteiro terá acolhido, durante o domínio visigótico [século VI], o corpo de Santo Tirso, oriundo da cidade de Constantinopla. Meinedo terá sido neste período sede de um Bispado.

A Igreja apresenta planta de uma só nave e cabeceira retangular, ambas com cobertura de madeira.

O portal principal tem as arquivoltas decoradas com motivos de pérolas.

No interior da Igreja merece destaque a abundante e original ornamentação do arco cruzeiro e da capela-mor, que combina os estilos maneirista e barroco. Neste último realce para os azulejos e para o teto em caixotões com temas da vida Mariana.

A escultura de Nossa Senhora de Meinedo ou de Nossa Senhora das Neves, em calcário policromado, trata-se de uma obra de estilo gótico.

No vizinho concelho de Penafiel, vá ao encontro do Mosteiro de Bustelo. Com raízes fundacionais do século XII, este convento pautado pela regra beneditina evidencia, contudo, um desenho arquitetónico que se aproxima dos séculos XVII e XVIII. Em Lousada merece uma passagem a Igreja de São Lourenço de Pias. Construída em 1739, tem no interior ricamente decorado de talha barroca e painéis azulejares um dos maiores motivos de visita.

Os percursos pedonais «Caminhos do Românico» - CR 1 e CR2, oferecem aos amantes da natureza e desporto uma experiência inesquecível. Circulares, ambos têm início no Parque Urbano de Lousada, respetivamente com 20km e 17,2km. Na partida, aproveite para conhecer o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca e o «Centro de Educação Ambiental da Casa das Videiras».

A partir de Meinedo parta à descoberta de outros monumentos lousadenses da Rota do Românico. Integrantes de eixos viários regionais e locais, constituem-se desde tempos imemoriais como importantes travessias sobre o rio Sousa. Sugere-se por isso ir ao encontro das pontes de Espindo, em Meinedo, e de Vilela, em Aveleda. Daqui acabe ainda por visitar a Igreja do Salvador de Aveleda, edifício religioso construído no século XI ou XII, um dos mais emblemáticos monumentos do românico no concelho de Lousada.

Como chegar

Coordenadas: https://goo.gl/maps/6yXHXytREjnwKMxn7

Rua da Igreja, 137, Meinedo, Lousada, Porto

De Comboio. Linha do Douro (Comboios Urbanos Porto-Marco) com saída no apeadeiro de Meinedo: Igreja de Meinedo a 0,1 km.

De Carro. Se vem do Norte de Portugal através da A28 (Porto), da A3 (Porto), da A24 (Chaves/Viseu), da A7 (Póvoa de Varzim) ou da A4 (Bragança/Matosinhos) siga na direção de Felgueiras pela A11 (Esposende/Marco de Canaveses). Saia no nó de Caíde da A11, seguindo a sinalização da Igreja de Meinedo.

A partir do Porto opte pela A4 (Vila Real). Saia em Penafiel/Lousada, seguindo depois para o centro de Penafiel. Siga a direção do Mosteiro de Bustelo, pela N320, até encontrar a sinalização da Igreja de Meinedo.

Se vem do Centro ou Sul de Portugal pela A1 (Porto) ou pela A29 (V.N. Gaia) opte pela A41 CREP. Depois escolha a A4 (Vila Real) e saia em Penafiel/Lousada, seguindo depois para o centro de Penafiel. Siga a direção do Mosteiro de Bustelo, pela N320, até encontrar a sinalização da Igreja de Meinedo.

Se já se encontra na vila de Lousada, siga a indicação da Igreja de Meinedo, pela estrada N320.

Onde comer

Na extinta freguesia de Pias (Lousada), a pouca distância da Igreja de São Lourenço de Pias, encontra a «Quinta de Cedovezas», espaço rural tranquilo e acolhedor com serviço à lista muito variado. O «Restaurante Pimenta», em Boim, prima por um ambiente acolhedor e familiar, onde se pode desfrutar da boa gastronomia regional. Aconselha-se o bacalhau, o cabritinho assado e todo o tipo de grelhados na brasa. Na mesma freguesia lousadense de Boim, o restaurante «Villa 149», é um espaço de excelência onde os sabores tradicionais se encontram com a moderna cozinha. Aberto apenas ao jantar, e ao domingo ao almoço.

Convirá confirmar previamente se os estabelecimentos se encontram abertos e que pratos típicos da região ou outros são servidos.

Nota: A visita exterior do monumento é livre, no entanto o acesso ao interior carece de marcação prévia. Para quaisquer dúvidas ou para agendar uma visita guiada deverá contactar a Rota do Românico através dos seguintes meios - telef.: +351 255 810 706 / telem.: +351 918 116 488 / E-mail: visitasrr@valsousa.pt