Viagens na nossa Terra

Locais que não deve perder em Marco de Canaveses

Ana Magalhães

24-07-2020

Apresentamos neste segundo artigo mais sugestões de visita no município de Marco de Canaveses.

Nesta segunda publicação do guia turístico pelo concelho de Marco de Canaveses, apresentamos um conjunto de locais a visitar.

Do rio à serra, passamos por locais que retratam a história do concelho. Locais para visitar em família para desfrutar de uns momentos agradáveis em Marco de Canaveses.

Não teve oportunidade de ver a a primeira publicação? Clique aqui.

Parque Fluvial do Tâmega - Sobretâmega

O Parque Fluvial do Tâmega está localizado na freguesia de Sobretâmega e permite um passeio por um percurso sempre junto ao rio Tâmega. Tem também acesso a um local para os amantes de desportos náuticos.

Praia de Bitetos - Alpendorada, Várzea e Torrão

A Praia Fluvial de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, é a única praia concessionada do concelho de Marco de Canaveses. Com o rio Douro a seus pés, este local permite, para além de banhos de sol, o acesso ao cais para a prática de desportos aquáticos.

Ponte do Arco - Várzea, Aliviada e Folhada

A Ponte do Arco integra a Rota do Românico e está localizada na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada. Com águas limpidas e cristalinas, este local convida os visitantes a refrescarem-se nos dias de maior calor.

Faz parte do percurso pedestre do concelho - PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha, podendo, os visitantes, fazer uma caminhada para conhecer este local.

Serra da Aboboreira

Do alto da serra da Aboboreira é possível ter uma vista privilegiada do concelho de Marco de Canaveses, bem como de concelhos vizinhos. Ideal para uma caminhada ou para a prática de BTT.

Tongobriga - Estação Arqueológica do Freixo

A Cidade Romana de Tongobriga, localizada no Freixo, na freguesia do Marco, é uma dos poucos locais deste tempo em Portugal. Ideal para os amantes de história e de arqueologia.

Museu da Pedra - Alpendorada

O Museu da Pedra, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, tem três núcleos fundamentais: O Homem e a Pedra; A Pedra nas Artes e A Pedra e o Desenvolvimento Local.

Nestes núcleos estão expostos os elementos essenciais ligados à pedra, desde a sua composição mineral, utilização pelo homem para os mais diversos fins, ferramentas de trabalho, aplicações ao nível artístico e a sua importância para a sustentabilidade da economia e desenvolvimento local.

Casa da Cultura Popular de Maureles

A Casa da Cultura Popular de Maureles, na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, tem no seu interior um espaço dedicado à cultura do vinho e também um espaço museológico alusivo ao linho, um dos mais completos do país.

As peças que serviram para o manusear aparecem ilustradas através de vídeos em que intervêm artesãs experimentadas na sua confecção, envergando trajes tradicionais de trabalho segundo os modelos da época.

Obras do Fidalgo - Vila Boa de Quires e Maureles

As Obras do Fidalgo, na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, são restos de uma casa inacabada de Vila Boa de Quires, sendo constituídaspor pouco mais do que a fachada principal de um edifício do século XVIII.

Em ruínas, com grande profusão de detalhes decorativos, é considerada uma das mais extensas e imponentes fachadas barrocas da arquitetura portuguesa.

Aldeia de Canaveses - Sobretâmega

As conhecidas Aldeias de Canaveses são dois locais, separados pelo rio Tâmega, nas freguesias do Marco e de Sobretâmega. Ideais para os amantes de história.