A dupla Rui Rocha e Pedro Campas -Team Rj69 sagrou-se vencedora no Campeonato Nacional de Trial 4×4, que decorreu nos dias 9 e 10 de abril, no Parque Industrial de Oliveira de Frades, em Viseu.

Entre as 30 equipas presenta, a dupla Rui Rocha e Pedro Campas (Team Rj69) foi a grande vencedora da prova, depois de ter vencido a primeira jornada, em Lordelo. A dupla completou as mesmas 12 voltas da 2ª. classificada, Lucrofusão (António Henriques e Miguel Costa), mas com menos cinco minutos e 50 segundos. Em Proto, Luís Bacelo (Oficina Bacelo) conquistou o primeiro lugar do pódio e soma assim 26 pontos à classificação.

A terceira posição, tanto em Absoluto como em Super Proto, foi para Daniel Carapau e Ruben Filipe (G&C Trial TEam XS5), “uma das equipas mais inexperientes em competição, que finalmente começa a ganhar ritmo e entendimento com o Proto XS5”.

Depois de duas jornadas Rui Rocha domina a classificação absoluta com 50 pontos, seguido por Daniel Carapau com 29 e António Henriques com 28 pontos. São também os 3 pilotos, na mesma ordem, que lideram a classe Super Proto.

António Moreira e André Neves (Valclima), depois da ausência na primeira jornada, regressaram às vitórias. Paulo Silva (Team Sequeiros) estreou com nota positiva o Jeep em Oliveira de Frades, sendo o vencedor na classe Promoção. Destaque ainda para as vitórias de Miguel Teixeira (Trepa Team) em FUN e Carlos Martins (Reciclopeças) em UTV. Carlos Teixeira (RC Automóveis) ficou na segunda posição, com 14 voltas. A encerrar o pódio Pedro Pereira (Clean TT) com 12 voltas ao circuito. 

A passagem do Campeonato Portugal de Trial 4×4 por Oliveira de Frades “reforça a aposta do município nos eventos de aventura e de contacto com a natureza, aproveitando as potencialidades e cenários únicos da região de Lafões”.

A organização da prova promoveu atividades para os mais novos, “como insufláveis e um circuito de prevenção rodoviária, ações de sensibilização para a separação de resíduos e ainda a plantação de 40 árvores no local da prova, com vista à redução da pegada ambiental”.

O CPT4x4 está de regresso no fim de semana de 7 e 8 de maio em Mangualde.

Absoluto

1.º Rui Rocha – Toyota Land Cruiser BJ40 – 12 voltas 

2.º António Henriques – Proto XS5 – 12 voltas

3.º Daniel Carapau – Proto XS5 2021 – 11 voltas

Super Proto

1.º Rui Rocha – Toyota Land Cruiser BJ40 – 12 voltas 

2.º António Henriques – Proto XS5 – 12 voltas

3.º Daniel Carapau – Proto XS5 2021 – 11 voltas

Proto

1.º Luís Bacelo – Proto Oficina Bacelo – 10 voltas

2.º António Silva – Proto XS5 – 9 voltas

3.º Rui Nunes – Nissan Proto Nunes Projects – 6 voltas

Extreme

1.º António Moreira – Nissan Patrol Turbo – 21 voltas

2.º Armando Sousa – Nissan Patrol GR – 14 voltas

Promoção

1.º Paulo Silva – Jeep Y3 – 15 voltas

2.º Carlos Teixeira – Suzuki Samurai – 14 voltas

3.º Pedro Pereira – Nissan Patrol GR60 – 12 voltas

Fun

Miguel Teixeira – Nissan Patrol GR 60 – 12 voltas

UTV

1.º Carlos Martins – Bombardier CAN-Am Maverick – 16 voltas