No próximo dia 8 de maio, a secção de pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) e Câmara Municipal de Marco de Canaveses vão organizar o VIII Festival de Percursos Pedestres de Marco de Canaveses, depois de dois anos sem se realizar, devido à pandemia da COVID-19.

Com o tema ‘Caminhar pelo Desporto e pela Natureza’, esta atividade tem como intuito, de acordo com a organização, divulgar os percursos pedestres sinalizados existentes no concelho, bem como promover a prática do pedestrianismo e as atividades desenvolvidas por outras associações e clubes da região, em prol da natureza e do desporto ao ar livre.

Este ano a iniciativa conta com oito percursos pedestres “devidamente sinalizados e homologados”, sendo que o pedestrianista “poderá escolher o que quer conhecer ou até mesmo redescobrir”. No entanto, a organização alerta que “os percursos só abrem se tiverem no mínimo 20 inscritos, por uma questão de logística. Apelamos, mais uma vez, às juntas de freguesia, para que possam divulgar ao máximo o festival, através dos meios de comunicação que têm ao dispor”.

A organização anunciou que, brevemente, serão abertas as inscrições, “através de um formulário próprio, onde cada pessoa faz a inscrição, escolhe o percurso e ao mesmo tempo também nos comunica se pretende almoçar ou não. O almoço vai ser servido, tal como tem acontecido nas edições anteriores, pelo restaurante ‘O Plátano’ e para que o referido almoço possa ser uma realidade, contamos com o apoio das juntas de freguesia onde os percursos estão sinalizados”.

“Vamos também convidar as associações e clubes da região e a nível nacional, assim como a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a estarem presentes e a promoverem/divulgarem as suas próprias atividades, através da presença das mesmas no festival e na exposição que vai estar patente durante o evento”, refere.

O Pavilhão da EB2,3 de Marco de Canaveses – Agrupamento de Escolas Carmen Miranda será o local onde será efetuado o secretariado e concentração dos participantes. “Dia 8 de maio teremos uma extensão de 94,2kms devidamente distribuídos pelos oito percursos pedestres, cada um com o seu grau de dificuldade e com a sua extensão que será devidamente divulgada aquando da inscrição”, foi ainda referido.

A organização convida toda a população a participar neste Festival de Percursos Pedestres. “Temos a certeza que será mais uma edição de sucesso. As expectativas que temos são as melhores e queremos ultrapassar o número de participantes das edições anteriores, que foram cerca de 300 pessoas”, foi anunciado.