Fotografia ilustrativa
Na passada quarta-feira, dia 19 de junho, a GNR (Guarda Nacional Republicana) realizou uma fiscalização rodoviária no concelho de Penafiel. Neste âmbito, surgiu um vídeo nas redes sociais, de um homem a ser manietado por um militar, provocando indignação na população.
A situação aconteceu na Avenida Egas Moniz, por volta das 20h40. Nas redes sociais, a população referiu-se a um comportamento "abusivo" por parte de um militar, acusando as forças de segurança de serem "o agressor de um episódio de brutalidade desadequada contra um cidadão desarmado e indefeso".
Contactada pelo Jornal A VERDADE, a GNR explicou que "após abordagem ao condutor, o mesmo adotou uma postura agressiva e recusou identificar-se. O indivíduo foi informado que incorreria no crime de desobediência. O mesmo injuriou o militar de forma agressiva e de imediato, o militar solicitou reforço da Patrulha às Ocorrências".
Segundo a mesma fonte, a ocorrência terminou com a detenção de "dois homens, de 62 e 25 anos, por resistência e coação sobre funcionário".
Sobre o vídeo que circula nas redes sociais, a GNR defendeu que "é possível verificar a resistência por parte do cidadão, não acatando as ordens do militar, sendo que o mesmo demonstra uma atuação correta, utilizando as técnicas policiais em vigor, denotando apenas intenção de controlar o indivíduo".