“Ver do Bago no Sangue” é a exposição que vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 25 de fevereiro, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, pelas 15h30. A sessão de abertura vai contar com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda, e o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, entre outros convidados.

A mostra vai fechar o ciclo de três exposições “Ver do Bago”, promovidas pela Rota do Românico, que constituem “uma experiência imersiva” da interligação da vinha com o vinho, o território, o divino e as pessoas, o “Ver do Bago no Sangue”, explica um comunicado da Rota do Românico.

Nesta apresentação final é possível revisitar as duas exposições anteriores numa experiência imersiva proporcionada por óculos 3D, do “video mapping” que vivifica figuras do além e do livro digital que permite aos visitantes ser leitores e autores de iconografias de sempre. “Desaguaremos na metáfora do vinho como sangue que nos conduz à representação artística de escultura, de pintura e de ourivesaria, presente no mobiliário, nas alfaias e objetos litúrgicos, desde os sacrários sempre resguardados nos retábulos das nossas igrejas às cruzes que alteiam as nossas procissões, passando pelos cálices que comungam a nossa humanidade”, escreve o comunicado.

A exposição vai estar disponível de 25 de fevereiro a 6 de março de forma gratuita e de 7 de março a 26 de junho pelo preço do ingresso no Centro de Interpretação do Românico, das 10h00 às 18h00 (encerrada à segunda-feira e nos dias feriados de 17 de abril e 1 de maio).

A iniciativa conta com o cofinanciamento da Operação O Vinho, a Arte e os Homens, pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e as seguintes parcerias: Diocese do Porto, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Direção Regional de Cultura do Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Confraria do Vinho Verde, Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico e TRANSROMANICA.

Primeira Exposição (concluída): “Ver do Bago nos Mosteiros
Mosteiro de Santo André de Ancede, Baião
13 de maio a 12 de setembro de 2021

Segunda exposição (concluída): “Ver do Bago nos Santos”
Igreja de Santo António dos Capuchos, Penafiel
30 de setembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022

Foto: Rota do Românico

Notícia atualizada às 11h40 de dia 24/02/2022.