foto campeoes geral gala 2022 cpt4x4 1 scaled
Publicidade

Mais de duas centenas de pessoas marcaram presença no Cineteatro Municipal de Mação, para assistir à distinção dos vencedores e campeões de Portugal de Trial 4×4 na Gala de Entrega de Prémios, pelos feitos desportivos alcançados ao longo da época 2022. 

Foram distinguidos mais de cinquenta personalidades, entre pilotos, navegadores e entidades. Entre eles os vencedores do Campeonato Portugal Promoção Trial 4×4, a dupla Miguel Teixeira/Filipe Tavares da equipa “Trepa Team”, vencedora da Classe FUN. 

Na Classe UTV’s Carlos Martins e João Pinto, repetiram o feito, conquistando mais um título nacional assim como a equipa “Reciclopeças”. 

Na Classe Promoção, Carlos Teixeira e João Neto (RC Automóveis) terminaram na terceira posição, atrás da dupla Pedro Pereira/Henrique Gonçalves da equipa “Clean TT”. 

O título nacional de Promoção foi para Paulo Silva e Carlos Silva, assim com a equipa Team Sequeiros 4×4.

Seguiram-se os premiados do Campeonato Portugal Trial4x4, com as equipas da Classe Extreme. Na segunda posição, terminou a equipa “Transgatão” com o piloto Armando Sousa e o navegador Bruno Soares. A equipa “Valclima” foi a grande vencedora desta Classe, com António Moreira e André Neves, sagrarem-se os campeões de Portugal pelo segundo ano consecutivo. 

Na Classe Proto, a ronda de prémios iniciou-se pelos navegadores. Renato Machado e Sandro Almeida ocuparam por esta ordem os lugares mais baixos do pódio, ficando a posição para elevada para o Campeão Hugo Martins. No que concerne aos pilotos, Rui Nunes terminou na terceira posição; António Silva foi vice-campeão e o galardão máximo foi este ano para Luís Bacelo, sagrando-se assim Campeão de Portugal Trial 4×4 na Classe Proto. 

A equipa mais pontuada nesta mesma Classe foi a “Oficina Bacelo”, com a dupla Luís Bacelo/Hugo Martins. Por fim, a Classe Super Proto, que contou nesta edição com dezoito equipas em competição, sendo a mais participada entre todas as classes. Os premiados navegadores foram: Ruben Filipe na terceira posição; Miguel Costa, o mais “veterano” entre todos, ocupou a segunda vaga; ficando o título de Portugal na posse de Pedro Campas. Entre os pilotos, António Henriques (Lucrofusão) foi patenteado com o terceiro posto, atrás de Daniel Carapau (G&C Trial Team XS5), com o Rui Rocha (Team RJ69) a sagrar-se campeão de Portugal de pilotos. A equipa mais pontuada entre as dezoito em competição foi o “TeamRJ69”, com a dupla Rui Rocha/Pedro Campas.

Já depois de ser conhecidas algumas novidades para a nova temporada, foram galardoados os Campeões de Portugal de Trial 4×4. Ainda antes de anunciar os Campeões, foram reconhecidos os segundos e vice-campeões, em ambas as categorias. No que concerne aos navegadores, Hugo Martins ficou com a segunda posição, enquanto Miguel Costa assegurou o segundo posto. Quanto aos pilotos, Daniel Carapau conquistou o vice-campeonato, na frente de António Henriques. 

Rui Rocha e Pedro Campas da equipa “Team RJ69” alcançaram pela primeira vez o título Absoluto de Campões de Portugal de Trial 4×4.

Os galardões mais apetecidos da temporada ficaram na posse de Rui Rocha e Pedro Campas, os novos Campeões Absolutos de Trial 4×4 em título.

Prémios Especiais CPT4x4

Para além dos Campeões de Portugal e vencedores das várias Classes em competição, o Clube Trilhos do Norte homenageou ainda pessoas e entidades que ao longo do ano, dignificaram o Campeonato Portugal Trial 4×4 e a modalidade em geral, através da atribuição dos Prémios Especiais: Carreira, Prestígio, Dedicação, Fair Play, Nuno Graça e o Premio Especial CPT4x4 como reconhecimento, em gratidão do valor e mérito dos seus êxitos, não só ao nível desportivo, mas também como parceiro e promotor da modalidade em todas as suas vertentes.

O premio Carreira foi para Luís Bacelo; Rui Rocha recebeu o premio Prestígio; o Premio Dedicação foi em 2022 atribuído a Carlos Martins; o Premio Fair Play foi atribuído à equipa Lucrofusão, composta pela dupla António Henriques/Miguel Costa; André Neves foi galardoado com o Premio “Nuno Graça”; o Galardão Premio Especial Campeonato Portugal Trial 4×4 foi nesta edição entregue à equipa/empresa – Lucrofusão, na pessoa do piloto António Henriques.

Para Antero Bessa, este foi um dos momentos altos de 2022 do Campeonato Portugal Trial 4×4, num evento que os pilotos, equipas, famílias e amantes do trial. “Foi um grande dia de festa numa das regiões de muitos aficionados da modalidade e na sua promoção e organização de provas. Só tenho a agradecer ao município de Mação por esta excelente hospitalidade e da forma como nos recebeu, assim como ao clube MAC TT. Estou certo de que foi um grande dia para a modalidade do Trial 4×4”, referiu o presidente do Clube Trilhos do Norte.

O Campeonato Portugal Trial 4×4 está a volta às pistas para a temporada de 2023 com arranque no primeiro fim de semana de março em Valongo.