varzeadouro0 2024.02.10
Publicidade

Depois de ter eliminado o Infesta, da Divisão de Elite, na ronda anterior, o Várzea do Douro voltou a deixar pelo caminho um adversário de um escalão superior, na quarta eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto (AFP), disputada no sábado 10 de fevereiro.

O emblema do concelho de Marco de Canaveses, que milita na 1.ª Divisão, foi a Matosinhos derrotar o Lavrense, da Divisão de Honra, por 1-0. O golo que valeu a passagem aos oitavos-de-final da competição foi apontado por Jonas, na segunda parte.

André Reis, treinador do Várzea do Douro, confessa que este apuramento só foi possível devido “ao espírito de sacrifício dos jogadores” que orienta.

“Foi um Várzea do Douro muito forte, mas principalmente com um espírito de sacrifício muito grande. Foi um jogo muito difícil, contra uma equipa de um escalão superior, e tivemos de ser muito fortes. Não tivemos tanta bola como estamos habituados. Entramos no jogo abaixo daquilo que somos capazes, ajustamos algumas coisas ao intervalo e na segunda parte melhoramos, e muito. Chegamos ao golo num contra-ataque e depois tivemos de sofrer para passar à próxima fase da Taça”, reconheceu.

O Várzea do Douro passa a ser o único representante do concelho de Marco de Canaveses na competição, depois da eliminação do FC Alpendorada e do São Lourenço do Douro.

No entanto, André Reis desvaloriza esse facto, garantindo que “o espírito de união e a mentalidade de que a equipa é capaz de ganhar a qualquer adversário” foi aspeto mais importante que retirou deste jogo.

O Várzea do Douro vai agora defrontar, fora de portas, o SC Campo, na 5.ª eliminatória da Taça AFP, agendada para 29 de março.

No entanto, volta a entrar em ação já na próxima terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, no Estádio Américo Monteiro, frente ao Livração, em jogo a contar para a 1ª jornada da Série 3 da Fase Subida/Manutenção da 1.ª Divisão AFP.

André Reis considera que o conjunto duriense vai entrar no dérbi do concelho do Marco de Canaveses “em desvantagem”, pelo facto de dispor de poucos dias para recuperar do desgaste provocado pelo embate da Taça com o Lavrense.

“Vai ser muito difícil defrontar o Livração, que é uma boa equipa. Depois de 90 minutos muito duros, no jogo da Taça, acabamos por ser prejudicados para o dérbi, por termos sido melhores nesta prova. Os índices de motivação são importantes, vamos confiantes para esse jogo, mas também sabemos que, se calhar, a nossa condição física não é melhor”, admitiu.

FC Alpendorada e São Lourenço do Douro eliminados

FC Alpendorada e São Lourenço do Douro falharam a qualificação para os oitavos-de-final da Taça distrital.

O emblema azul e branco foi derrotado em Pedras Rubras, por 1-0, enquanto a formação verde e branca sucumbiu na receção ao Citânia de Sanfins, nas grandes penalidades, após um nulo no tempo regulamentar.

Outros resultados da 4.ª eliminatória:

Barrosas – 2 Varziela – 0
Candal – 0 Aliança Gandra – 1
Maia Lidador – 4 Aliados Lordelo – 0
SC Rio Tinto – 3 Vila Caiz – 0
Leça – 3 Aparecida – 2
Vilarinho – 7 Rio Moinhos – 0
São Félix Marinha – 1 Sousense – 1 (4-2 g.p.)
Padroense – 2 Águas Santas – 2 (4-5 g.p.)
Ermesinde – 2 União Beiriz – 4
Campo – 3 Folgosa Maia – 2
Pedroso – 1 Coimbrões – 2
Inter Milheirós – 2 Estrelas Fânzeres – 2 (4-5 g.p.)

Pedrouços – São Martinho (domingo, às 15h30)