A edição 2023 do Campeonato Portugal Trial 4×4 foi oficialmente apresentada no Museu Municipal e Arquivo Histórico de Valongo. A iniciativa contou com a presença entidade federativa, comissão organizadora e promotora, clubes organizadores, entidades locais, pilotos, navegadores e parceiros.
O Clube Trilhos do Norte, promotor da competição, deu a conhecer o calendário desportivo e as principais alterações aos regulamentos em vigor. A calendarização das provas em competição foi desenvolvida pelos representantes dos clubes locais em cada um dos seis municípios.
“Melhor qualidade competitiva, com pistas adequadas, condições para o publico, preservação da natureza, e aumentar o impacto da defesa ambiental individual e coletivo”, foram destaques na apresentação.

No que concerne às alterações introduzidas nos regulamentos: técnico e desportivo, com os quais se vai reger a edição de 2023 do Campeonato Portugal Trial 4×4, “os mesmos não vão sofrer grandes modificações, sendo aposta mais significativa ao nível da segurança e ambiental”, revela a organização em comunicado.
Destaca-se a “introdução do limite do diâmetro de pneus e obrigatoriedade de fato de competição na Classe Fun; aconselhável a utilização do reservatório de armazenamento de lubrificantes e vapores das viaturas em competição em todas as Classes”.
A organização salienta também “a abolição da obrigatoriedade de inscrição na FPAK das equipas para pontuarem em ambos os Campeonatos: CPT4x4 e CPTT4x4, passando a serem obrigados a participar em 50% das provas +1 para obter pontos acumulados nos campeonatos e diversas Classes: Aumento do valor do premio final em função do número de provas a serem entregues na Gala final do CPT4x4”.

Campeonato com seis provas
Composto por seis provas, o calendário para 2023 do CPT4x4 tem o seu arranque agendado para 4 e 5 março em Valongo, num circuito “cada vez mais mítico e muito apreciado pelos participantes”.
Este, que será o 12.º ano que o município de Valongo acolhe uma edição do Trial 4×4, trará mais quilómetros de pista e, por isso, “mais espetáculo e emoção”.
De seguida, os pilotos viajam até Mação para mais uma pista do Trial 4×4 nacional, no fim de semana de 15 e 16 abril. Segue-se um regresso, até Alenquer para a terceira jornada que se realiza nos dias 20 e 21 de maio, numa pista totalmente natural. Mangualde, mais específico, a freguesia de Chás Tavares, volta a receber uma jornada, será a quarta da temporada a 10 e 11 junho.
A penúltima prova visita o concelho de Paredes, na freguesia de Lordelo. Este ano a prova realiza-se perto do final do ano, a 21 e 22 outubro, mantendo parte da pista do ano passado, “juntando-se um novo espaço para dar mais perímetro ao circuito”.
O encerramento da edição de 2023 do CPT4x4 volta a ter como palco a cidade de Vila Nova de Famalicão, 18 e 19 novembro. Conhecida tradicionalmente como “capital” do desporto automóvel, a terra “negra” voltará a consagrar os campões nacionais.

Formação Comissários Trial 4×4
Com vista a alargar e qualificar as competências e os conhecimentos técnicos e desportivos em conformidade com os regulamentos em vigor, dos comissários e agentes desportivos afetos às competições do Clube Trilhos do Norte, essencialmente a modalidade de Trial 4×4, inserido no Campeonato Portugal Trial 4×4, o promotor do CPT4x4 promoveu uma ação de formação orientada nesse sentido.