logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 6 min

“Valeu a pena não perder a esperança”. Penha Longa inaugurou arranjo urbanístico do Adro da Igreja

A freguesia de Penha Longa viu inaugurado, ao fim da tarde do passado sábado, dia 16 de agosto, o Arranjo Urbanístico do Adro da Igreja Paroquial, uma obra já há muito ambicionada pela autarquia, pela paróquia e pelos populares desta freguesia do Marco de Canaveses.

Redação

Iniciada em julho do ano passado, esta intervenção ampliou o espaço exterior da igreja, criou um novo acesso à entrada principal e ainda o alargamento da estrada junto à igreja, um projeto que se traduziu num investimento total de 505 mil euros por parte do município.

Um momento de grande importância para a freguesia de Penha Longa, a inauguração contou com um convidado especial, o Bispo do Porto, Manuel Linda, que presidiu a missa realizada antes do momento de inauguração oficial da obra.

Padre Pedro Oliveira: “Valeu a pena não perder a esperança”

“Quando aqui cheguei à paróquia, em dezembro de 1999, quase de imediato me falaram no alargamento da curva do Adro da Igreja de Penha Longa”, recordou o Padre Pedro Oliveira, pároco da freguesia.

Desde a sua chegada a Penha Longa, Pedro Oliveira foi um dos principais impulsionadores para a realização desta empreitada.

Agora no momento de inauguração deste projeto, o padre salienta: “Foi um longo caminho fruto de persistência e de resiliência e nunca abdiquei de querer fazer algo mais do que apenas o alargamento da curva do Adro”.

Após tirar um momento para agradecer a todas as entidades e empresários locais que contribuíram para o avanço e conclusão desta obra, o padre Pedro Oliveira reforçou que: “Valeu a pena não perder a esperança de ver concretizado algo que muitos pensavam ser apenas um sonho”.

Por fim, o pároco dirigiu-se a toda a paróquia para dizer: “Esta obra não é minha, é nossa”. E por isso, “todos nós somos responsáveis por preservar este espaço e todos nós temos o dever de cuidar dele, para todos nos sentirmos orgulhosos deste projeto”.

O arquiteto responsável pelo projeto, Duarte Aguiar, também aproveitou da palavra para explicar todo o processo de criação do projeto desta empreitada, um trabalho e esforço que o arquiteto ofereceu à paróquia.

Raquel Pereira: “Foram mais de 20 anos de luta”

Logo de seguida, Raquel Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Penha Longa, usou da palavra para enaltecer a importância deste momento, não só como autarca mas também, como paroquiana.

“A nossa obra está linda. Obrigado a todos que colaboraram para ela e nós, fregueses de Penha Longa devemos muito ao arquiteto, ao Padre Pedro, presidente da câmara, Cristina Vieira, pela realização desta obra”, agradeceu a autarca.

Raquel Pereira salientou que: “Foram quase mais de 20 anos de luta, mas a obra concretizou-se”. A presidente encarou esta inauguração como o “início de um grande projeto para a freguesia” e para a concretização desta vontade, Raquel Pereira pediu a futura colaboração do Padre Pedro e do arquiteto Duarte Aguiar para próximas intervenções.

Além disso, a autarca pediu diretamente ao Bispo do Porto, Manuel Linda, para manter o Padre Pedro na freguesia de Penha Longa, “não queremos que o Padre Pedro saia daqui até à concretização do projeto todo que nós temos para cá”, disse.

Estendendo também um pedido de ajuda à câmara municipal para o futuro da freguesia, Raquel Pereira também agradeceu a Cristina Vieira, o convite que lhe foi feito para se tornar vereadora da câmara municipal: “ao qual aceitei e pelo que fico muito honrada”, frisou Raquel Pereira.

A presidente de Penha Longa terminou por dizer: “Esta obra embeleza o nosso município e a nossa freguesia. A todos vocês, o meu muito obrigado e vamos usufruir, orgulhar-nos e encher o peito quando falarmos da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Penha Longa”.

Cristina Vieira: “Esta é uma obra de todos, mas sonhada pelo Padre Pedro”

Cristina Vieira, presidente do Município do Marco de Canaveses, iniciou o seu discurso agradecendo a todos os intervenientes pela sua presença com um foco especial no Bispo Manuel Linda.

“É um gosto muito grande e motivo de orgulho partilhar connosco este momento. Há 25 anos que não tínhamos um Bispo a partilhar connosco um momento como este, e por isso é ainda mais simbólica a sua presença nesta inauguração”.

Durante a sua intervenção, a autarca destacou o papel do pároco local nesta obra: “Esta é uma obra de todos mas foi sonhada pelo Padre Pedro”. Recordando o longo período de tempo que levou até à concretização deste projeto, Cristina Vieira acrescentou: “Foram muitos anos à procura de uma resposta para levar a cabo esta obra que o Padre Pedro sonhou não para si, mas para a paróquia e a freguesia”.

Já à população presente na inauguração, a presidente salientou: “Esta obra vai ser um elemento conciliador na freguesia. Aqui vamos poder fazer as nossas eucaristias, mas se depender da câmara municipal, este espaço vai ser também de partilha e de animação”.

A presidente do município terminou por frisar: “Esta obra é vossa, para vocês usufruírem dela, não só, certamente, nas Eucaristias que vamos fazer também aqui ao ar livre, mas em todos os outros momentos de alegria, de partilha, que são muito importantes para todos nós”.