Logo de seguida, Raquel Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Penha Longa, usou da palavra para enaltecer a importância deste momento, não só como autarca mas também, como paroquiana.
“A nossa obra está linda. Obrigado a todos que colaboraram para ela e nós, fregueses de Penha Longa devemos muito ao arquiteto, ao Padre Pedro, presidente da câmara, Cristina Vieira, pela realização desta obra”, agradeceu a autarca.
Raquel Pereira salientou que: “Foram quase mais de 20 anos de luta, mas a obra concretizou-se”. A presidente encarou esta inauguração como o “início de um grande projeto para a freguesia” e para a concretização desta vontade, Raquel Pereira pediu a futura colaboração do Padre Pedro e do arquiteto Duarte Aguiar para próximas intervenções.
Além disso, a autarca pediu diretamente ao Bispo do Porto, Manuel Linda, para manter o Padre Pedro na freguesia de Penha Longa, “não queremos que o Padre Pedro saia daqui até à concretização do projeto todo que nós temos para cá”, disse.
Estendendo também um pedido de ajuda à câmara municipal para o futuro da freguesia, Raquel Pereira também agradeceu a Cristina Vieira, o convite que lhe foi feito para se tornar vereadora da câmara municipal: “ao qual aceitei e pelo que fico muito honrada”, frisou Raquel Pereira.
A presidente de Penha Longa terminou por dizer: “Esta obra embeleza o nosso município e a nossa freguesia. A todos vocês, o meu muito obrigado e vamos usufruir, orgulhar-nos e encher o peito quando falarmos da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Penha Longa”.