Esta segunda-feira, dia 3 de julho, arrancou o concurso público para o projeto da nova linha de comboio do Vale do Sousa, isto é, uma linha ferroviária de 36,7 quilómetros que colocará os concelhos de Felgueiras, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira a menos de uma hora do distrito do Porto.
A linha de comboio terá início a sudeste da estação de Valongo, na proximidade do Terminal de São Martinho do Campo, ao quilómetro 19,6 da Linha do Douro e terá sete estações intermédias. Desta forma, prevê-se a construção das estações de Gandra 2, Rebordosa, Lordelo, Paços de Ferreira, Freamunde 2, Lousada 2 e Longra.
A Linha do Vale de Sousa irá permitir uma viagem entre Felgueiras até Porto-Campanhã em 57 minutos. De Lousada, Paços de Ferreira e de Lordelo, o percurso demorará 46, 39 e 35 minutos, respetivamente.
Para permitir o cruzamento de comboios, a nova linha terá um segmento de duas vias entre Lousada 2 e Longra, onde será instalado um desvio ativo com 2 a 2,5 quilómetros de comprimento. Assim, na hora de ponta, será possível a circulação de comboios a cada 30 minutos por sentido.
A IP vai receber propostas para elaboração do projeto da nova linha até ao final do mês. Depois de o contrato ser assinado, a empresa vencedora terá 285 dias (cerca de 10 meses), para elaborar o projeto. O documento dará detalhes sobre o número de túneis, pontes e viadutos a construir, a localização precisa das estações, expropriações a fazer e ainda a tabela de velocidades da linha. O preço base do projeto é de 490 mil euros.