A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa alertam para o agravamento da agitação marítima em Portugal Continental, a partir da próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro.

De acordo com um comunicado da Marinha, a previsão do estado do mar indica um agravamento da agitação marítima na costa oeste de Portugal continental, a partir das 18h00 de quinta-feira e até à noite do próximo sábado, dia 26 de fevereiro.

A agitação marítima será caracterizada pela ondulação proveniente do quadrante nor-noroeste, com uma altura de seis metros, mas que poderá atingir os 10, com um período médio que varia entre os 17 e os 20 segundos. São esperados ventos com uma intensidade média de até 35 km/h, podendo ocorrer rajadas até 65 km/h, vindas do quadrante norte.

Desta forma, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para que tenham especial cuidado na preparação de uma ida para o mar, aconselhando a: reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima; e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.