A medida do Governo que propunha a eliminação das SCUTS foi aprovada e dez troços nacionais vão deixar de cobrar o pagamento das portagens.
As estradas selecionadas para eliminar o pagamento de SCUTS são:
- A4 – Transmontana, 134,7 km entre Vila Real e Quintanilha, e no Túnel do Marão;
- A13 – Pinhal Interior, que liga Coimbra à Marateca, e A13-1 ou Radial de Coimbra;
- A22, a antiga Via do Infante, 133 km, que ligam Lagos a Castro Marim;
- A23 – Beira Interior, que atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando Torres Novas à Guarda
- A24 – Interior Norte, entre Viseu e Chaves;
- A25 – Beiras Litoral e Alta, que tem início na Gafanha da Nazaré, Aveiro, e termina em Vilar Formoso;
- A28 – Minho, nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
A ideia do fim das scuts foi apresentada em maio e contou com os votos favoráveis da esquerda e do Chega, a abstenção da IL e contra a vontade do PSD e do CDS, os dois partidos que formam Governo.
gora, os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram o projeto apresentado pelo PS, que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.
Nesta nova ronda de votações, na especialidade, a maior parte das alíneas teve uma votação semelhante à da verificada na generalidade: votos favoráveis do Partido Socialista, do Chega, do Bloco de Esquerda, do Partido Comunista Português, do Livre e do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, a abstenção da Iniciativa Liberal e o voto contra dos dois partidos que compõem o Governo, PSD e CDS-PP.