Desta sexta-feira, dia 17 de junho, a domingo, 19, o claustro do Convento de São Gonçalo vai acolher o UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, numa edição especial de homenagem a António Lago Cerqueira, percursor na promoção dos vinhos de Amarante, fundador das caves da Calçada e o primeiro a exportar Vinho Verde.

Esta quinta edição do UVVA vai contar com “Conversas sobre o Vinho”, a batalha Avesso vs. Azal. havendo ainda “showcookings” com os chefs Francisco Gomes, António Loureiro e Vitor Matos; animação com DJs e atuações ao vivo, e um espaço dedicado à gastronomia regional.

Pela primeira vez vão atribuir-se os Prémios UVVA nas seguintes categorias: Grande Medalha de Ouro UVVA; Melhor Vinho Espumante; Melhor Vinho Branco; Melhor Vinho Rosé; e Melhor Vinho Tinto. O Melhor Vinho de Amarante vai ser distinguido com o Prémio António Lago Cerqueira.

O bilhete custa cinco euros com oferta de copo oficial, porta-copos e um voucher de 2,5 euros para descontar na compra de vinho. Dias 17 e 18 de junho, o UVVA está aberto ao público das 17h00 às 24h00, e o espaço lounge até às 02h00. Dia 19, o horário de funcionamento é das 17h00 às 22h00.

Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como “um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística”, afirma um comunicado da autarquia. Ao longo de quatro anos, passaram pelo UVVA cerca de 15 mil visitantes que “ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de Vinho Verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante.

Este evento é promovido pelo município de Amarante, através da InvestAmarante, e organizado pela Essência do Vinho, tendo como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, e o Círculo António Lago Cerqueira.