Na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, foram realizadas, na Unidade de Saúde de Cinfães, as primeiras consultas de Urologia aos utentes do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

A partir de agora, com a articulação entre os serviços do CHTS, ACES Tâmega I e o apoio do município de Cinfães, torna-se possível “a resposta imediata no agendamento de consulta a realizar por especialistas médicos e de profissionais de enfermagem, assim como todas as sessões de Hospital de Dia, nomeadamente cuidados de saúde urológicos, pensos cirúrgicos, administração de fármacos, incluindo oncológicos”, informa um comunicado do CHTS.

As consultas hospitalares descentralizadas são resultado de um projeto entre o CHTS, o Agrupamento de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega (ACES Tâmega I) e a Câmara Municipal de Cinfães. O objetivo é “melhorar a acessibilidade e qualidade assistencial aos utentes deste concelho” e “potenciar uma maior descentralização das consultas hospitalares das diferentes especialidades médicas”.

O CHTS é constituído pelos hospitais de Penafiel e de Amarante e serve uma população de 500 mil habitantes, em 12 concelhos de quatro distritos. A grande área geográfica abrangida leva a “constrangimentos como as dificuldades de transporte e acesso, particularmente, às comunidades com população mais envelhecida”.

Foto: CHTS

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro