O Programa “Escolas pelos Direitos da Criança”, da UNICEF Portugal, já abriu a fase de candidaturas para o ano letivo 2024/2025, para um programa inovador que visa promover a participação ativa das crianças e jovens na vida escolar e na comunidade.
A UNICEF Portugal convoca todas as escolas do distrito do distrito do Porto a juntarem-se a esta iniciativa, que promove o “ensino sobre os direitos da criança, mas também pela criação de ambientes escolares que respeitam e promovem a tolerância, a partilha e o conhecimento sobre o mundo”, refere em comunicado.
O programa já foi integrado em 16 dos 132 agrupamentos escolares no Porto e tem sido “transformador para as escolas parceiras e comunidades. Os alunos, para além de ganharem maior consciência sobre os direitos, tornam-se mais atentos ao mundo que os rodeia, melhorando as relações e reforçando o respeito mútuo”, explicou a diretora de Políticas de Infância e Juventude da UNICEF Portugal, Francisca Magano.
A UNICEF Portugal convida todas as escolas interessadas a candidatar-se a este programa até ao dia 16 de setembro, data limite para as inscrições.
A UNICEF é uma organização que está presente em 190 países e territórios, estando dependente inteiramente de contribuições voluntárias, públicas e privadas.