logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Um acidente de mota deixou César Pereira paraplégico. Família pede ajuda financeira

Redação

A 4 de agosto de 2024, um grave acidente de motociclo, ocorrido em Fregim, Amarante, veio mudar por completo a vida de César Pereira e da família.

"O acidente aconteceu num domingo de tarde. Íamos, em família, até ao rio Tâmega para conviver um bocado. Eu não vi o acidente, só quando fiz a curva vi carros parados e alguém no chão, mas nem me passou pela cabeça que podia ser o meu marido. Só quando cheguei perto e o vi no chão é que percebi. Queixou-se logo que não sentia as pernas", recorda a esposa.

Depois de socorrido, o camionista internacional e bombeiro nos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, foi submetido a cirurgia e mantido nos cuidados intensivos. Mas o pior dos diagnósticos chegou e dava conta de que César iria sair daquele hospital paraplégico. "Os médicos disseram que iam fazer o que estava ao alcance deles".

O acidente veio mudar a vida de César e de toda a família. A filha mais velha tem 22 anos "tem-se aguentando", a mais nova, de 17, "tem sido o pilar. Não desfazendo a outra, mas esta está sempre com ânimo para não nos deixar ir abaixo. Como tem bastante força é sempre ela que pega no pai para colocá-lo na cama ou na cadeira, e que suporta o maior peso ao subir e descer as escadas", explica Lígia.

Nos primeiros dias após o acidente, César "nem queria ver ninguém", agora "está a tentar levar a vida em frente", com o apoio "dos amigos que ajudam no que podem".

Esta família vive no segundo andar de um apartamento sem elevador, são 33 escadas, "o que se torna um grande obstáculo para a vida e rotina". E, por isso, pede ajuda "para a compra do elevador, bem como para as obras que terão de ser realizadas na casa para que o César consiga ter uma vida autónoma".

A esposa apela "a quem puder contribuir e partilhar a história para chegar ao maior número de pessoas. Hoje somos nós que precisamos, amanhã não sabemos. No dia 4 de agosto também não sabia que a nossa vida ia dar esta volta".

A história de César Pereira está na plataforma Gofundme, onde poderá fazer um donativo.

Comunidade organiza concerto solidário

Para ajudar esta família, um grupo de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, ex-bombeiros e várias pessoas da comunidade, uniram-se para organizar um concerto solidário no dia 25 de janeiro, pelas 21h00, no Centro Cívico de Vila Meã.

O corpo de Bombeiros de Vila Meã apoiam a iniciativa, "Juntos pelo César" e agradecem ao bombeiro "por toda a dedicação enquanto voluntário durante 30 anos. Agora é a nossa vez de retribuir e apoiar na tua recuperação", garante a corporação.