Tudo a postos para o arranque do Vodafone Rally de Portugal, o maior evento desportivo do país que, a partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo, reúne uma das melhores listas de participantes dos últimos anos, numa edição duplamente histórica, pela estreia em pisos de terra da nova geração de carros híbridos e pelas comemorações dos 50 anos do WRC.
Com um figurino composto por 21 classificativas, divididas entre as zonas Centro e Norte do país, a 55ª edição do Vodafone Rally de Portugal começará, como habitualmente, com o Shakedown em Baltar, Paredes, a partir das 9h01 desta quinta-feira, naquele que será o derradeiro teste para equipas e pilotos definirem ou corrigirem afinações, antes da partida oficial em Coimbra, ao final do dia.
Em estreia absoluta no figurino da prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, a Super Especial de Coimbra marca o início das "hostilidades", a partir das 19h03. Uma classificativa a pensar, sobretudo, no espetáculo, que se desenvolve por 2,82 km, no perímetro urbano da cidade do Mondego. Antes do arranque das principais equipas, o programa paralelo inclui, ainda, uma exibição com alguns dos principais carros que fizeram a história do WRC e uma prova de Clássicos Desportivos (ver Programa abaixo).

Portugueses focados sobretudo no CPR
O Vodafone Rally de Portugal é o palco da terceira prova da temporada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Armindo Araújo (Skoda Fabia) lidera o contingente de 11 pilotos inscritos no WRC2, mas deve preocupar-se, essencialmente, com as contas do "Nacional", que lidera com 72 pontos, mais nove do que o segundo classificado, Miguel Correia que, há um mês, se estreou no lugar mais alto do pódio, na sequência da vitória no Rali Terras d'Aboboreira.
O campeão nacional em título, Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N) e o colega de equipa Bruno Magalhães, mas também José Pedro Fontes (Citroën C3), Pedro Almeida (Skoda Fabia) e Pedro Meireles (Hyundai i20 N), são outros dos que podem discutir a primazia no CPR, cuja lista de participantes no WRC2 se completa com Lucas Simões, Diogo Salvi, Paulo Caldeira e Manuel Castro.
A competição destinada ao CPR disputa-se apenas da primeira à nona especial do 55.º Vodafone Rally de Portugal, sendo que depois, entre os que decidirem continuar, o foco de interesse se vai centrar na luta pelo título de melhor português na prova.

Programa
Quinta-feira, 19 de maio 2022
09h01-13h30 Shakedown (Paredes)
12h30-14h45 Super Especial Coimbra - Clássicos Desportivos (2,82 km)
17h45-18h15 Sessão de Autógrafos (Coimbra)
18h00-18h35 Desfile WRC 50 Anos
18h55 Cerimónia de Partida Vodafone Rally de Portugal (Coimbra)
19h03 SSS1 Coimbra (2,82 km)