treno 0174 scaled
Publicidade

Desde hoje, 16 de novembro, as pessoas vão voltar a um espaço carregado de nostalgia, mas que regressa com uma lufada de ar fresco. Falamos do Trenó Coffee & Brunch, localizado na Alameda Dr. Miranda da Rocha, na cidade do Marco de Canaveses.

Por trás do projeto está Maurício Moreira, sócio-gerente da tradicional Pastelaria Bolozeima, que abre agora um novo espaço dedicado ao mundo do café e da “comida saudável, deliciosa e apelativa”.

treno 0378

O Trenó foi durante muitos anos um nome conhecido do público marcoense e, por isso, Maurício Moreira sente o peso da responsabilidade. “Espero que as pessoas venham recordar velhos tempos, porque para algumas pessoas este era o seu ponto de encontro, mas também queremos que se criem novas memórias”.

Maurício Moreira tem dedicado os últimos anos a descobrir o vasto mundo do café

treno 0008

Em tom de brincadeira, mas convicto, Maurício Moreira afirma que “ninguém sabe exatamente aquilo que é o café”, confessando, humildemente, que até hoje, aprende todos os dias. Tudo começou quando o seu gosto foi notado por um fornecedor de café. “O vendedor reparou no meu gosto pelo café e acabou por passar essa mensagem ao Nuno Castanheiro, uma pessoa que se tornou minha amiga e que é formador e barista da Nestlé. Na altura, entrou em contacto comigo e fez-nos uma visita”, desvenda.

A partir desse dia, o fascínio pelo café tornou-se algo sério. “Depois de notar a minha paixão acabou por apostar em mim e levou-me ao Campeonato Nacional de Baristas. Mais tarde, também Maurício Moreira tornou-se barista da Nestlé e, agora, traz um projeto exclusivo para terras marcoenses. “Acho que o Marco deve sentir orgulho, porque são cafés de elevada qualidade que não se encontram em qualquer espaço. Tive a sorte de trazer o projeto para cá, porque não é colocado em qualquer sítio. No país inteiro existem, mais ou menos, 30 locais com este conceito”, explicou.

Quem visitar o Trenó Coffee & Brunch poderá, assim, usufruir de três cafés: Brasil, Colômbia e Etiópia e, ainda, o ‘blend’ da casa, que será uma mistura das três castas. Além disso, o café poderá ser torrado no local. “Vamos ter disponível, diariamente, a degustação. Vamos poder associar vários perfis de torra, e ainda vamos ter a particularidade de vender o café para fora, podemos personalizar os sacos para o cliente levar o café em grão ou moído, adequando se é para um café de filtro ou para um café máquina expresso, por exemplo”, adianta o marcoense sem desvendar tudo.

Brunch pretende ser acima de tudo “saudável e apelativo”

Saladas, tostas, crepes, panquecas, bowls são alguns dos pratos que poderá degustar e de um menu em parte focado em trazer “comida saudável” para Marco de Canaveses. “No fundo, queremos ficar conhecidos por: ‘quero uma refeição saudável, então vou ao Trenó’. Também numa lógica de nos adaptarmos ao estilo de vida que cada vez é mais popular”. 

Embora Maurício seja o rosto principal, ao seu lado terá a esposa e também uma vasta equipa que promete servir o cliente da “melhor forma” num espaço “acolhedor”. Embora não queira deixar o negócio de família totalmente para trás, reconhece que a Bolozeima ficará, sobretudo, nas mãos da irmã, enquanto o marcoense se dedicará ao seu “bebé”, como gosta de o chamar.

Num espaço “acolhedor e trending”, Maurício e a equipa estão prontos para receber todos os interessados. O Trenó Coffee & Brunch estará aberto das 08h00 às 19h00 de terça-feira a domingo. Já na altura da primavera e verão, o horário será estendido até à meia-noite com direito a esplanada.

Veja a Foto-Galeria da inauguração

Pode acompanhar o Trenó Coffee & Brunch