trail ladario celorico de basto 2
Publicidade

O Trail do Ladário/Rota do Vinho Verde, iniciativa integrada no circuito nacional de trail, reuniu mais de 600 atletas em Canedo de Basto.

A “adrenalina” uniu-se às “paisagens naturais com terrenos acidentados e montanhosos” na terceira edição do trail, que contou, ainda, com a caminhada Casa da Taipa e esta por sua vez teve uma “participação que excedeu as expetativas da organização”, pode ler-se na nota enviada pela autarquia.

O presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Canedo e Corgo (ACDRCC), Jorge Alves, entidade parceira na organização, assegura que “este é um trail que tem vindo a atrair cada vez mais participantes. É uma prova integrada no Circuito Nacional de Trail e, por isso, também mais atrativa“.

trail ladario celorico de basto 1

Preocupada em proporcionar “as condições ideais” para a prática da modalidade, a organização apostou “na marcação dos trilhos, devidamente sinalizados com marcas e códigos internacionalmente convencionados conhecidos e regulares para que ninguém saísse do trilho. No final da prova sentimos que os atletas estavam satisfeitos e agradados com a prova e isso é o incentivo para continuarmos a fazer mais e melhor”, frisa Jorge Alves.

O trail longo – 31 quilómetros – contou com a participação de mais de 30 atletas vindos de todo o país e Espanha. O trail curto – 17 quilómetros – teve a participação de mais de 170 atletas. Por sua vez, até Canedo de Basto, contou com mais de 380 participantes.

Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destacou “um trail bem organizado, uma caminhada muito atrativa e as pessoas felizes. A organização procurou e bem, desenvolver um percurso que incluísse esta freguesia e as freguesias limítrofes, proporcionando um contacto único com a natureza, que exige ao atleta uma boa preparação física para enfrentar subidas íngremes, descidas desafiadoras e superfícies irregulares“.

A terceira edição do Trail do Ladário/Rota do Vinho Verde atraiu “muitos visitantes” e promoveu o “território, a gastronomia, as paisagens, mas, acima de tudo levou as nossas gentes a participar. O trail é mais direcionado a profissionais com muitos atletas do concelho a participar, mas a caminhada é o grande atrativo, mais de 380 pessoas participaram nesta edição, mais 100 do que em 2023 e isso deixa-nos muito satisfeitos”, sublinha o presidente da União de Freguesias de Canedo e Corgo, Sérgio Mota.

A iniciativa foi organizada pelo município de Celorico de Basto, em parceria com a ACDRCC e a Associação Mondim Atletismo, com o apoio da Junta de Freguesia de Canedo de Basto e Corgo.