Dezanove de maio de 1979. Nascia, na vila de Abragão, no concelho de Penafiel, o Restaurante Rocha. Da responsabilidade de Conceição Máximo, o restaurante surgiu com o objetivo de fazer a diferença nesta localidade.
Conceição Máximo começou por explicar que seguiu as pisadas do seu pai. "O meu pai tinha aqui dois negócios, uma tasquinha e uma mercearia. Eu fiquei com a tasquinha e a minha única irmã ficou com a mercearia e cada uma de nós deu o seu seguimento. No fundo, já nasci aqui era uma área em que já estava à vontade", explicou.


Conceição Máximo começou então a investir no seu negócio. "Eu não tinha nenhuma formação na área da cozinha. O que sabia foi o que a minha mãe me ensinou e o que ia aprendendo. Mas fomos trabalhando e os clientes começaram a ser cada vez mais e fiéis á casa", disse.
O que começou por ser "um espaço pequeno e com poucas mesas, tornou-se num dos maiores restaurantes da região". "Fomos investindo e crescendo de forma sustentada com o passar dos anos. A última sala que abrimos foi em 2014, um espaço moderno, confortável e despido de excessos. Neste momento, temos capacidade para cerca de 300 a 350 pessoas", afirmou.


O braço direito de Conceição Máximo é o seu filho, Nelson Rocha, que também se dedica, de corpo e alma, ao negócio. "Cresci aqui, no meio dos tachos e das panelas. Sempre estive envolvido nisto, apesar da minha formação profissional ser outra, mas a minha entrada foi natural e numa época em que começou a surgir um maior volume de serviços, o surgimento de novas tecnologias e das redes sociais, era importante a minha presença a tempo inteiro", disse.
O Restaurante Rocha é especializado "na comida tradicional da região", com o Anho Assado no Forno a "lenha", a ser uma das principais estrelas. No entanto, há pratos para todos os gostos e paladares. "Temos uma lista diversificada e que fomos atualizando ao longo dos anos", explicou a proprietária, acrescentando que "o grande segredo, é a qualidade do produto. Se o produto for bom, torna-se muito mais fácil a confeção".


Com serviço de almoço e jantar á carta, também com serviços de festas, o Restaurante Rocha encontra-se aberto todos os dias na hora do almoço e jantar, expecto ás segunda-feira e domingo que encerra à hora do Jantar. "Antes da pandemia, tínhamos o espaço aberto todos os dias, mas durante a paragem forçada devido á Pandemia refletimos e ajustamos o que seria melhor para gestão dos recursos humanos, então decidimos encerrar ao Domingo ao jantar. A pandemia também nos ensinou a acalmar e a abrandar um pouco o ritmo, começamos a dar mais valor á família", descreveram os proprietários.
Conceição Máximo é a responsável pela confeção dos pratos, contanto com a ajuda de funcionárias de longa data, a quem confia a forma de cozinhar. "Sei que posso confiar, mas mesmo assim gosto de estar presente, porque eu gosto do que faço", constatou.
O Restaurante Rocha, que comemora esta quinta-feira o seu 43.º aniversário, será "para continuar a evoluir e a levar até aos clientes os melhores sabores gastronómicos da cozinha portuguesa."


Um dos últimos investimentos feito pela família foi a transformação do piso superior do restaurante em alojamento local, designado "Casa Máximo". "Foi uma decisão que tomamos e que não podia ter corrido melhor, tem tido muita procura o que nos deixa muito felizes e que acima de tudo permite aos nossos hospedes conciliar uma experiência gastronómica com alojamento", disse Nelson Rocha.


Conceição Máximo e Nelson Rocha, mãe e filho, são "o coração e a cabeça" deste restaurante que, apesar de estar um pouco distante do centro da cidade de Penafiel, é um dos mais procurados pelos visitantes do concelho. "Queremos continuar a trabalhar, como temos trabalhado até hoje, com competência e transparência, sempre a pensar no melhor para o cliente", concluíram.
Por este 43 ano de existência, Nelson Rocha e sua mãe agradecem "a todos os colaboradores, clientes e parceiros que nos permitem comemorar mais um aniversario."

