entrudo de pias
Publicidade

Fotografia: Facebook Aldeia de Pias

O “Entrudo de Pias 2023” está de volta ao concelho de Cinfães e com um programa onde a tradição e a animação vão estar presentes. Até ao dia 4 de fevereiro assinala-se a ‘Semana dos Compadres’, seguindo-se de 5 a 11 de fevereiro a ‘Semana das Comadres’.

“Venha vivenciar um dos Carnavais mais autênticos da região, repleto de atividades empolgantes, como fogueira de rua, baile de máscaras com Homens da Gaita, mostra de máscaras típicas, corrida da comadre e do compadre, touro e para encerrar o programa com chave de ouro, um churrasco comunitário. Explore a nossa encantadora aldeia e conecte-se com as suas raízes mais autênticas!”, é o convite lançado pela organização do evento.

Nesta tradição, as mulheres mascaradas de homens e homens mascarados de mulheres, usam chapéus, meias, calças, camisas e saias de cores garridas, luvas e o elemento principal do disfarce ‘a máscara de renda’. Utilizam, ainda, toalhas, cortinas ou panos de renda para não serem reconhecidos.

entrudo 2024
Programa do “Entrudo de Pias”

Tradições do Entrudo de Pias

Na semana dos compadres, as mulheres preparam o ‘triste’ do Compadre. Feito de palha, tecidos de cores garridas e roupas velhas, é escondido até ao dia em que será corrido. Na semana das comadres, os homens planeiam a construção da ‘coitadinha’ da Comadre feita com o mesmo material.

No dia das corridas ouve-se o toque forte do corno e a população junta-se no largo da aldeia. Os homens tentam roubar o Compadre tendo como destino a fogueira, já as mulheres tentam apoderar-se da Comadre.

O “Touro de Pias” é composto habitualmente por dois homens cobertos por um ou mais mantas, com uns chifres no cimo da cabeça e um rabo na traseira. Conduzidos pelo “suposto” dono do animal, correm a população que se encontra a assistir.

Ler mais: