endoencas
Publicidade

As margens dos rios Tâmega e Douro voltaram a acolher a tradição secular das Endoenças, que se realiza na Semana Santa, e nem a chuva e o frio que se fizeram presentes afastaram os fiéis desta celebração. As milhares de tigelinhas, teimaram em manter-se acesas para iluminar o caminho entre o Torrão (Marco de Canaveses) e Entre-os-Rios (Penafiel), incluindo também a Ponte Duarte Pacheco. A procissão indica o caminho realizado por Jesus Cristo até ao Calvário.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirmou que, apesar das condições, “o intuito das pessoas nesta celebração religiosa é marcarem presença e acredito que muitos deles, sejam crentes que tenham fé ou não, acabam por vir a este que é um dos maiores eventos do concelho do Marco de Canaveses. É também um espetáculo luminoso, tendo em conta as 50 mil tigelinhas. É um espetáculo digno de se ver e que atrai muitas pessoas neste dia, propositadamente, para virem aqui ao Torrão”.

endoencas 3

A autarca deixa uma mensagem de “paz” apelando a que se façam “reencontros com a família e amigos, porque é uma boa altura para isso, para estarmos todos juntos, neste momentos da Páscoa”.

Por sua vez, Domingos Neves, presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, garantiu que “a fé mantém-se, mesmo com o tempo que temos, é uma demonstração da força, do carinho, das pessoas desta terra. Acima de tudo, da fé que este povo tem na ressurreição. A Páscoa é um tempo de ressurreição, esperamos também que esta Páscoa nos ajude a ressuscitar a todos. É um evento muito importante para toda a freguesia, que une as margens do rio, é uma festa que envolve a comunidade desta região e do país”.

Por fim, o autarca deixou uma mensagem: “que seja tempo de ressurreição para todos, para trazer paz ao mundo e em particular à comunidade do Marco de Canaveses e desta freguesia”.

endoencas 1

Do outro lado do rio, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, lamentou as “condições meteorológicas” que  “não permitiram a presença de tantos visitantes”. No entanto, “a fé move montanhas e ainda houve muita gente que veio para participar nas Endoenças, para cumprir a sua fé e as suas promessas. Este continua a ser um dos momentos mais especiais no calendário das festividades religiosas do nosso concelho”.

Por fim, a presidente da Junta de Freguesia de Eja, Isabel Guedes, disse que “a junta colabora com a câmara municipal na organização destas Endoenças. Foi mais difícil devido às condições, mas tentamos fazer o possível, de forma a promover e a cumprir a tradição”.

endoencas 6

Depois da celebração das Endoenças, esta sexta-feira, dia 29 de março, pelas 15h00, tem lugar a saída da Procissão do Enterro do Senhor, de Entre-os-Rios até à Igreja do Torrão e, pelas 21h00 decorre a Celebração da Paixão do Senhor, na Igreja do Mosteiro de Alpendorada.

endoencas 7
endoencas 5
endoencas 4