Jesús Aparicio, Nuno Melo Sousa and Fabrice Maud. BigMat International Architecture Award'23 Ceremony © BigMat
A Casa no Tâmega, do arquiteto Nuno Melo Sousa em co-autoria com o arquiteto Hugo Mendonça Ferreira, foi distinguida com o "Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala BMIAA.
O projeto foi distinguido entre um total de mais de mil projetos apresentados nos sete países europeus participantes (Bélgica, República Tcheca, Eslováquia, França, Itália, Portugal e Espanha). O júri foi presidido por Jesús Aparicio e composto por David Van Severen (Bélgica), Petr Janda (República Tcheca + Eslováquia), Gilles Delalex (França), Enrico Molteni (Itália), Nuno Brandão Costa (Portugal), Ángela García de Paredes (Espanha) e o secretário de prémios Jesús Donaire.
A Casa no Tâmega fica localizada em Favões, concelho do Marco de Canaveses e possui 250 metros quadrados de área. Nuno Melo de Sousa, 35 anos, é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e trabalha em Penafiel e Banguecoque. Hugo Ferreira, 37 anos, é mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
