tonanha aliados
Publicidade

Apenas um dia após ter deixado o comando técnico do FC Alpendorada, Tonanha assumiu o leme do Aliados de Lordelo, penúltimo classificado da Série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O treinador, de 49 anos, confessa que tinha “intenção de fazer uma pausa para descansar”, mas não conseguiu recusar o convite de um clube com “o historial e com a dimensão” do Aliados de Lordelo. “Como tinha dito, após a minha saída do Alpendorada, era intenção minha fazer uma pausa para descansar, mas logo de seguida surgiu este convite. Existem clubes e pessoas a quem não podemos dizer não. Fiquei sensibilizado com o convite e aceitei este desafio. É um clube com quem sempre simpatizei, há dez anos estive quase para vir para cá. Estou muito entusiasmado”, garantiu.

Tonanha é o terceiro treinador a assumir a equipa principal do emblema do concelho de Paredes, esta temporada.  A época começou com Calica Moreira no comando, tendo sido substituído por Nuno Silva, que esteve apenas seis jogos no cargo, período no qual a equipa registou apenas uma vitória e cinco derrotas.

O Aliados de Lordelo caiu para o penúltimo posto da tabela, com nove pontos, e está a dez de distância da zona de qualificação para a Super Elite. Tonanha admite que o objetivo é ainda tentar ficar numa posição que permita disputar a nova prova da AF Porto, na próxima época. “Sabemos que não vai ser fácil, mas um clube como o Aliados de Lordelo não pode nunca andar nesta situação. Este é um clube com história, com tradição, senti isso logo no primeiro dia, com boas condições e, apesar de saber que será uma árdua tarefa, acho que vamos conseguir levar o barco a bom porto. No contexto atual, se conseguirmos ficar na Super Elite, seria um grande feito”, sublinhou.

Tonanha não revela se pretende proceder a mexidas no plantel. Considera que, para já, o importante “é dar tranquilidade à equipa e motivar os jogadores que estão, que têm qualidade”.

“Neste momento, temos é de fazer que essa qualidade venha ao de cima e depois, se entendermos que é necessário, faremos um ou outro ajuste. Se for preciso, em conjunto com a direção, vamos tentar encontrar as melhores soluções”, adiantou.

A nova equipa técnica do Aliados de Lordelo integra ainda o adjunto Francisco Castro e o treinador de guarda-redes Carlos Ribeiro, que também abandonaram recentemente o FC Alpendorada.

A estreia de Tonanha ao leme dos lordelenses está agendada para domingo, às 15h30, na receção ao São Martinho, no encontro a contar para a 14.ª jornada da Série 2 da Divisão de Elite AF Porto.