Todas as manhãs, pelas 06h30, João corre atrás do sonho. Um sonho que começou de forma “muita inesperada. Estava num convívio de amigos e o Sr. José Ferreira convidou-me para assistir ao corta-mato em Paredes. Quando cheguei lá deram conta que faltava um elemento da equipa. Foi aí que tudo começou. O Sr. José e o vice presidente Paulo Ribeiro fizeram-me uma proposta para entrar na equipa”, recorda em entrevista ao Jornal A VERDADE.

Tinha 18 anos quando entrou na Associação Macieira Atletismo (AMA) e, desde então, o “gosto pela corrida e a vontade de vencer” têm acompanhado e motivado João Magalhães na dedicação à modalidade. 

É essa mesma dedicação que o faz sair da cama, todos os dias, bem cedo, para correr pelas ruas de Macieira. “A minha rotina de treinos começa às 06h30 e acaba por volta das 07h20. À tarde começa às 18h00 e termina às 19h00”, conta.

Entre os treinos, tem as aulas que consegue “conciliar” com a corrida, porque o horário escolar é “favorável”, diz.

A paixão pelo atletismo é acompanhada por várias pessoas, mas um dos seus “maiores apoios” tem sido Paulo Ribeiro, que “além de companheiro de equipa” é, também “um grande amigo que me apoia sempre”, garante João, que não esquece, ainda, o presidente José Ferreira que está “sempre ao lado dos atletas” e o treinador Bruno Jesus.

Para além da equipa, também “os amigos da escola e do café da freguesia” apoiam o jovem neste sonho, assim como “toda a população”.

A dedicação de João esconde um passado “que não foi muito fácil”, mas que o tornou numa “melhor pessoa. Estive três anos numa instituição, o lar Evangélico Português, e posso dizer que não é fácil. Tinha a minha irmã comigo e era bom, porque apoiamo-nos um ao outro. Foi lá que ganhei maturidade para saber lidar com a vida. Agradeço por tudo o que me ensinaram”.

O atleta já participou em 15 provas, destacando-se o título de campeão regional, em dois anos consecutivos. “Fiquei em 8.º lugar em pista a nível nacional, fui vice-campeão regional em corta-mato curto, fiquei em 8.º no corta-mato curto nacional, em 2.º na corrida São Silvestre de Lousada. Recentemente, fui campeão no circuito de Lousada, fiquei em 3.º lugar no campeonato regional de estrada e em 3.º numa corrida de Lustosa“.

As próximas provas estão marcadas para o próximo domingo, 18 dezembro, em Vigo. E, no dia 30 de dezembro, a corrida São Silvestre de Lousada. 

Aos 19 anos e com um futuro pela frente, João tem como “grande objetivo desportivo” ultrapassar os próprios recordes. 

Para a vida, espera “fazer melhor”, mas sobretudo “conseguir ser atleta profissional e um dia correr pelo meu país”.