tiktok 1
Publicidade

A rede social TikTok anunciou, num fórum de segurança europeu realizado na sede da plataforma de conteúdos, que, num futuro próximo, vai adotar um novo sistema que vai proibir menores de 18 anos de usar filtros de beleza na plataforma.

Os responsáveis europeus do TikTok explicam que este novo protocolo foi criado para combater problemas como a baixa autoestima e a ansiedade entre as crianças, causadas pelas percepções erradas de beleza presentes nas redes sociais via os filtros presentes na plataforma.

Alguns filtros desta rede social permitem alterar, esconder e modificar digitalmente a imagem do utilizador, tornando-os mais esteticamente agradáveis, o que tem causado confusão entre os mais novos que não conseguem distinguir o físico e aspeto real de uma pessoa e uma versão melhorada da mesma.

Assim, serão proibidos para menores de 18 anos filtros que alterem o aspeto físico do utilizador, como por exemplo: lábios, boca, nariz, tom e manchas na pele, etc… Os filtros considerados mais “cómicos” e inofensivos, como orelhas de gato/cão e outros deste gênero, serão permitidos sem restrições.

Menores de 13 anos na plataforma

Ainda sobre a proteção dos mais novos na plataforma o TikTok avança que, à semelhança desta nova medida, serão feitos esforços para implementar, até ao fim do ano, uma nova tecnologia capaz de identificar crianças que tenham alterado a sua data de nascimento para aceder à plataforma.

Através de uma máquina capaz de analisar a cara dos utilizadores a rede social pretende alargar a eficácia com que são detectadas contas de menores que falsificam os seus dados para terem acesso a todas as funções da rede social.