calor
Publicidade

Depois da onda de calor da semana passada, vêm aí mais dias em que os termómetros podem bater recordes para esta época do ano. A chegada de uma massa de ar muito quente vinda do Norte de África, que pode trazer associadas poeiras do deserto do Saara, junta-se à estabilidade atmosférica e ao sistema de altas pressões que está instalado sobre a Península Ibérica, explicando as altas temperaturas registadas entre sexta-feira, dia 20 de maio, e sábado, dia 21 maio.

As zonas mais afetadas serão as do interior sul, onde as temperaturas podem chegar quase aos 40ºC na sexta, dia 20 de maio, e no sábado.

Também a região do Tâmega e Sousa será afetada pela onda de calor, com os concelhos de Amarante, Castelo de Paiva e Marco de Canaveses a registar as temperaturas mais altas, entre os 11º e os 32º na sexta, e 14º e 35º no sábado.

Temperaturas mais baixas, mas assinaláveis, nos restantes concelhos, Baião, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, que registam temperaturas entre os 10º e os 30º na sexta-feira, e entre os 13º e os 33º no sábado.

Este episódio raro de calor não baterá as mais altas temperaturas já registadas em maio, mas, a confirmarem-se as previsões, alcançará níveis de calor que já não se verificavam há cerca de 20 anos (2012 e 2015 tiveram maios muito quentes). Desta forma, a chuva dá lugar ao calor, que se começa a fazer sentir a partir de quarta-feira, dia 18 de maio. No domingo os termómetros baixam,, mas o calor não vai embora: as temperaturas vão manter-se entre os 28º e os 32ºC.

Todos estes dados foram retirados do site oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).