De 28 a 30 de junho, a cidade de Valongo recebe a terceira edição do Switch to Innovation Summit, um evento focado na inovação social e tecnológica, a decorrer no Fórum Cultural Vallis Longus.
Durante este evento será dada prioridade à Inteligência Artificial, cibersegurança e Gaming Inclusivo. Apesar do Switch to Innovation Summit ser aberto a todo público é, sobretudo, destinado à comunidade de Valongo, nomeadamente, às empresas locais, jovens, adultos, seniores, crianças, comunidade educativa e municipal.
Assim, o evento inicia esta quarta-feira, dia 28 de junho, pelas 10h00. A abertura será feita pela vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues, e por João Baracho, Diretor Executivo CDI Portugal. Este dia será dedicado ao tema "Trabalho e Novos Modelos, Inteligência Artificial, Cibersegurança e Gaming Inclusivo" e conta com a participação de João Mendes, co-fundador da Associação Nómadas Digitais Portugal, onde se irá debater a solução desta tendência de trabalho nas comunidades locais.
O segundo ponto alto do dia, pelas 14h00, será a intervenção de Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral e Presidente INCoDe.2030 e .PT em conjunto com Inês Esteves do .PT. Este será o pontapé de partida para o painel de cibersegurança e entender se as organizações podem preparar-se para responder e recuperar de um ciberataque, com a participação da APAV, Visionware, Microsoft, Frulact e Goldenergy. O dia encerrará a conhecer as equipas premiadas da 5.ª Edição do Transforma TI e conhecer os criadores de soluções tecnológicas que propõem resolver problemas sociais.

O segundo dia do evento, 29 de junho, dedicado à "Inovação Social, Educação e Apps for Good", conta com a participação de Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social que falará pelas 11h30, seguindo-se uma apresentação sobre a Educação e a Inteligência Artificial com o Professor Marco Neves, especialista em Educação e Inteligência Artificial. "O futuro da energia solar nas nossas cidades" será ainda um tema conduzido em painel pela Professora Luísa Andrade.
No período da tarde, pelas 14h30, decorrerá o Encontro Regional Norte da 9.ª Edição do Apps for Good, com um momento de 'Pitch´ de apresentações das equipas de alunos na Escola EB 2/3 de Valongo. Pelas 16h30, no Pavilhão Municipal de Valongo, haverá o Momento Marketplace, e será possível assistir à exposição de todas as soluções dos alunos que participam pela primeira vez e outros que repetem a experiência no encontro regional, participando com a mesma ou uma nova solução tecnológica.
Pelas 17h30, decorre o Momento Finalistas, para conhecer as soluções nomeadas para o Evento Final, contando com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, António Leite, e o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
O último dia, a 30 de junho, dedicado ao tema "Coesão Territorial e Final da Competição de Gaming", terá uma manhã repleta de partilha de boas práticas pelos municípios da Área Metropolitana do Porto:
. Município Paredes - Escola mais inclusiva;
. Município Santa Maria da Feira - Projeto Competências Digitais | Edu.Tech;
. Município Maia – Supertabi;
. Município Valongo:
. Aproximar pelas TIC | Agrupamento de Escolas de Ermesinde
. Adolescer | Área Saúde
. Arquivo | Área Cultura
. Município Porto - Estamos Juntos | Centro de Inovação do Porto;
. Município Vila do Conde - 10 projetos PAP's | Escola Profissional de Vila do Conde
. Município Matosinhos - Carta Municipal do Clima | Câmara Municipal de Matosinhos
No período da tarde, haverá a Final da Competição INGaming na Casa do Conhecimento de Valongo, culminando com os premiados em palco na Sala das Artes no Fórum Cultural Vallis Longus. Esta final irá reunir todos os jovens envolvidos no projeto ao longo dos seis meses e revelar a sua experiência e desenvolvimento enquanto gamers "saudáveis", numa iniciativa pedagógica acompanhada pela psicóloga Cátia Viana.
O evento terá espaços dedicados ao networking, com vários coffee-breaks e almoços, apresentações inspiradoras, partilhas de vários projetos de inovação social com tecnologia, atividades e workshops para toda a comunidade.
José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, salienta que "a aposta no projeto Switch to Innovation Summit visa promover a cidadania ativa e a resiliência da comunidade, através da inclusão de todos e de todas na Sociedade de Informação, pois só investindo no incremento das competências e qualificações digitais das pessoas alcançaremos em pleno o desenvolvimento social, cultural e económico do município".
Para João Baracho, presidente do CDI Portugal, esta terceira edição de 2023 "pretende ser, uma vez mais, o maior evento de inovação social com tecnologia. Somos apenas facilitadores para dar a conhecer os projetos fantásticos desenvolvidas pela comunidade que utiliza a tecnologia como uma forma de realizar os seus sonhos e projetos. Tudo isto com uma cooperação intermunicipal que a Área Metropolitana do Porto em conjunto com o município de Valongo, conseguiram assegurar".
Em 2021, este evento realizou-se durante dois dias interativos, em modo híbrido, e permitiu conhecer 80 oradores e mais de 30 projetos de inovação social relacionados à tecnologia. Já em 2022, foi envolvido pela primeira vez um painel internacional e, em três dias interativos e em modo presencial, a tecnologia, a inclusão digital e a inovação foram os temas principais.
Para mais informações pode consultar o seguinte link. A entrada no evento é gratuita e para efeitos de inscrição, consulte aqui.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Valongo e pelo CDI Portugal, Center of Digital Inclusion, em estreita colaboração da Área Metropolitana do Porto.