Três jovens tenistas das Seleções da Associação de Ténis do Porto (ATPorto) conquistaram três títulos na Semana del Tenis Juvenil em Madrid, que decorreu na primeira semana de janeiro.
A semana dedicada ao ténis, que decorre desde 2016, acolheu 350 atletas, entre eles 18 tenistas portugueses, dos escalões SUB-16 e SUB-18. Os jogadores foram acompanhados pelos treinadores Rui Silva e António Moreira e ao longo de seis dias completaram um total de 66 jogos.
Desta forma, quadro dos atletas acabaram por alcançar as finais e três levaram títulos para casa.
Na Copa Volvo – Junior Individual Masculino (SUB-18), João Teixeira sagrou-se o grande campeão, depois de derrubar o 10.º cabeça-de-série, Mauro Espinosa Flores pelos parciais de 7-6(4) e 6-2.
Na mesma prova, estiveram presentes Gonçalo da Rosa Castro e Francisco Vilaça, que alcançaram a 3.ª ronda, Francisco Oliveira, Dinis Ramalhão e Gustavo Oliveira (2.ª ronda) e Henrique Leitão e Miguel Vieira, acabaram vencidos na primeira fase da prova.
Na competição “Cadete Individual Feminino”, quem sorriu foi Madalena Santos ao vencer a segunda favorita à vitória, a espanhola Cayetana Gutierrez Imaz. A tenista do Porto, única representante portuguesa em prova, fechou a final com um consistente 7-5 e 6-2.
Já no “Cadete Individual Masculino”, a final foi 100% nacional, com Gonçalo da Rosa Castro e Luís Silva – os únicos portugueses a competir no quadro – a encontrarem-se no encontro decisivo. Quem levou a melhor sobre o companheiro foi Gonçalo (campeão Sub-14 na Semana del Tenis Juvenil em 2022). Num “confronto” de emoções, o campeão conseguiu fechar o encontro por 6-1 e 6-4 e bisar em Madrid.
Neste seguimento, a ATPorto deixa um agradecimento a Sérgio Troncoco (Juíz-Árbitro); Javier “Koki” Martí (CEO da Ciudad de La Raqueta); Juan Luis “Tati” Rascón (Presidente Federación de Tenis de Madrid); Iñigo Jofre – Director da Ciudad de La Raqueta; Hector García (criador do Warriors Tour) e a todo o Staff da “Semana del Tenis Juvenil”.