logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Tempo volta a piorar esta quinta-feira com a depressão Aline. Risco de cheias e inundações

Redação

A partir desta quinta-feira, dia 18 de outubro, Portugal Continental será afetado pela depressão Aline. Depois da depressão Babet, o estado do tempo vai piorar, com o país a enfrentar uma nova depressão, que deverá afetar sobretudo as zonas do centro e do sul.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas rajadas de vento que podem chegar aos 120 km/hora, chuva forte, descida de temperaturas e há risco de cheias e inundações. Devido aos riscos de cheias rápidas e aos ventos fortes, o IPMA aconselha cuidados redobrados com janelas, obras, placards, gruas, estufas, temendo danos nos bares de praia. O IPMA aconselha ainda que só sejam feitas as deslocações estritamente necessárias e que a população se afaste das zonas de praia, devido à previsão de ondulação forte.

No fim de semana, estão previstos aguaceiros e uma descida da temperatura, a rondar os 20.º C.

Através do envio de mensagens de texto, a proteção civil emitiu um alerta na sequência da depressão Aline: "Chuva e vento forte na sua região nas próximas 36 horas. Risco cheias e inundações. Proteja-se. Siga recomendações. Info: www.prociv.gov.pt / 800 246 246 / ANEPC".