Durante o verão aconselha-se a usar roupa mais clara, porque absorve menos o calor do que a roupa escura. No entanto, há outros aspetos que devemos ter em conta.
O calor é uma forma de energia e cada tonalidade de roupa tem capacidade para absorver uma determinada quantidade dela. Assim, as cores escuras têm maior capacidade de absorção, enquanto a branca reflete grande parte do calor que recebe, por isso, à partida deveria sentir menos calor quando utiliza cor branca.
No entanto, e segundo vários estudos, os especialistas consideram que é mais aconselhável utilizar roupa preta e larga do que branca. Isto porque para além da energia que é emitida pelo sol, o nosso próprio corpo também tem energia térmica e, pela lógica anterior, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair se ele for branco.
No caso do tecido preto o calor do corpo é absorvido. Isto explica porque é que os beduínos, acostumados a viver no calor do deserto, têm o corpo coberto por uma manta preta e solta para que sejam criadas correntes de convecção que expulsam o calor.
Assim, perante cenários de calor poderá experimentar optar por roupas de tons escuros e que não sejam justas ao corpo.