Tecnologia

Festival Internacional de Ciência e Artes vai consciencializar para o uso excessivo da Internet

Ana Regina Ramos

26-04-2021

Evento decorre online e quer auscultar o público.

Foto: Austin Distel/Unsplash

Na próxima quarta-feira, dia 28 de abril, a Rede Europeia "COST Action - European Network for Problematic Usage of the Internet", dedicada ao estudo da utilização excessiva e problemática da Internet, vai organizar um “Festival Internacional de Ciência e Artes” online, designado “O Uso Problemático da Internet – Aumentar a Voz Pública.”

Esta ação pretende "aumentar a consciência em relação à problemática da utilização excessiva da Internet" e auscultará o público em geral, de modo a orientar futuros projetos de investigação centrada nas pessoas, no âmbito da utilização excessiva e problemática da internet.

O evento, organizado pelos investigadores que pediram aos "gigantes da Internet" que os ajudassem a enfrentar o comportamento problemático online, vai decorrer em inglês, das 9h00 às 17h30, e o registo é gratuito e pode ser feito online.

Aqueles que pretenderem estar mais envolvidos no desenvolvimento da investigação nesta área serão convidados a darem a sua opinião ou a completarem um curto inquérito online de forma a permitirem compreender melhor as necessidades do público a este respeito.

O debate será promovido em quatro sessões interativas, sendo a primeira dedicada ao jogo online, em que a curta-metragem “Child” será discutida, com o realizador do filme, o ator principal e especialistas na área. A discussão seguinte incidirá sobre a utilização das redes sociais e incluirá um debate sobre o documentário da Netflix "The Social Dilemma".

Os jogos online serão discutidos através da apresentação do livro de ficção “Midas Game”, em que a autora Abi Silver estará presente para discutir os comportamentos problemáticos online com o público e com os especialistas.

A última sessão centrar-se-á em como gerir a utilização problemática da Internet e a Ação Cost apresentará o seu popular livro de autoajuda “Learning to deal with Problematic Usage of the Internet”.

“O público necessita de conhecer melhor os riscos ocultos da Internet, tais como o jogo patológico, a adição aos videojogos, as compras e os seus perigos, particularmente para os grupos de indivíduos vulneráveis”, afirmou a coordenadora da ação COST, Naomi Fineberg, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, citada em comunicado. "É necessário envolver o público para começarmos a tomar decisões sobre onde é que a investigação nesta matéria nos deve conduzir e sobre aquilo que o público espera de nós como investigadores, para que este seja o resultado final dos projetos de investigação financiados pela Europa", acrescenta.