Tecnologia

SpaceX vai à Lua em 2022 entregar um módulo lunar

Ana Regina Ramos

21-09-2020

Módulo inclui experimentos de demonstração de ciência e tecnologia e várias cargas de clientes do espaço comercial

Foto: Masten

Um foguetão da SpaceX levará à Lua, em dezembro de 2022, o módulo lunar Masten Mission One (MM1).

Este módulo lunar da Masten Space Systems inclui nove experimentos de demonstração de ciência e tecnologia patrocinados pela NASA e várias cargas de clientes do espaço comercial ao polo sul lunar.

É a primeira missão da Masten à Lua e é uma colaboração com o Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, oferecendo oportunidades para parceiros comerciais acederem ao polo sul lunar “rico em recursos”, refere a empresa em comunicado. As empresas que queiram enviar algum tipo de carga à Lua podem contactar com a Masten para que possa ser integrado nesta missão.

No âmbito do CLPS, a NASA está a trabalhar com várias empresas americanas para fornecer ciência e tecnologia à superfície lunar. Desta forma, várias empresas entregarão cargas úteis para a NASA para que possam ser levadas até à Lua. Sob o programa Artemis, as primeiras missões comerciais realizarão experimentos científicos, testarão tecnologias e demonstrarão capacidades para ajudar a NASA a explorar a Lua e preparar-se para missões humanas.