TEM- Teatro Experimental Magnetense
Com origem no dia 17 de setembro de 1976 e oficializado a 18 de março de 1983, o Teatro Experimental Magnetense é, atualmente, constituído por 25 elementos, entre os nove e os 77 anos.
Trata-se de um grupo de teatro amador, presidido por Luciano Silva, natural de Meinedo. No cargo desde janeiro de 2023, o presidente confessa "não estar totalmente feliz" com o trabalho realizado num grupo com uma "vasta história, habituado a levar a palco obras com grande impacto e com um cunho muito característico. Temos tido alguns percalços que nos tem atrasado os projetos que temos vindo a desenvolver, pelo que, tanto eu como os restantes membros do grupo pretendemos fazer muito mais", garante Luciano Silva.
Quando e porque foi criado o Teatro Experimental Magnetense?
Recorremos aos finais da década de 60, do século passado, para encontrar a resposta. Nessa altura, foi nomeado pároco da freguesia de Meinedo o senhor Padre Arnaldo Meireles que, com o propósito de cativar os jovens, organizou encontros intitulados "dias da amizade", onde se cantava, representava e se realizavam jogos tradicionais. Destes encontros surgiu em alguns jovens o gosto pela música e pelo teatro.
Nessa mesma altura, o pároco, idealizou a construção do salão paroquial. Alguns jovens organizaram-se e tomaram a iniciativa de organizar um espetáculo de variedades artísticas, revertendo a receita da bilheteira para as obras do edifício.
Posteriormente, mais jovens se associaram à iniciativa e foram realizadas diversas atividades de cariz cultural para angariação de fundos. Desse movimento, desperta o interesse desses jovens pela arte do teatro, primeiro com apresentação de pequenos excertos de peças infantis e, mais tarde, com apresentação de outras peças de teatro.
A partir daqui terá começado a nascer o T.E.M, apadrinhado pelo referido senhor Padre Meireles. O TEM nasce a 17 de setembro de 1976 e apesar de não ter sido constituído juridicamente enquanto associação, tinha uma direção, concelho fiscal e assembleia-geral, com estatutos e regulamento interno, com sede no Centro Paroquial de Meinedo. É esta data que consideramos para celebrar o aniversário do TEM e que, todos os anos, aproveitamos para realizar um convívio, no qual, juntamos os elementos, amigos e parceiros.
Por fim, no dia 18 de março de 1983 foi constituída a associação Teatro Experimental Magnetense, publicado no D.R. n.º 84, III série de 12 de abril de 1983.
Quais os propósitos e objetivos deste grupo?
O TEM sempre teve um propósito e objetivo muito claro, levar à comunidade a arte teatral. Ao longo da sua história consegui-o fazer com muito sucesso, contando com um curriculum muito vasto de obras levadas a palco, quer em Meinedo, quer noutras localidades.
Por outro lado, um outro objetivo, é o de proporcionar às pessoas locais o contacto com o teatro, em toda a sua dimensão.
Sente que o vosso trabalho tem um impacto positivo na comunidade? Porquê?
O trabalho desenvolvido pelo TEM sempre teve um impacto positivo na comunidade local, aliás, o maior impacto foi o de, ao longo da sua história, o TEM ter contado, nas suas fileiras, com muitos magnetenses que integraram a sua estrutura e pisaram os palcos em sua representação.
Aliás, continuamos a procurar que o TEM integre jovens que busquem os mesmos gostos pelo teatro e contactem com os elementos mais velhos. Felizmente, contamos com elementos fundadores do grupo que integram, de forma ativa, as atividades.
Considero que a arte de fazer teatro deve ser valorada pela comunidade, porque não é qualquer comunidade que conta com um movimento teatral e, atrevo-me a dizer, Meinedo deve orgulhar-se de contar com um grupo de teatro com a história e a longevidade do TEM.
Que projetos ainda faltam fazer e o que gostaria de ver concretizado?
Com um mandato tão curto, ainda faltam fazer e ver concretizados inúmeros projetos. De qualquer modo, pretendemos, já em 2025, colocar em marcha um novo projeto que entusiasme o grupo, realce o espírito e respeite a história do TEM.