Penafiel

Penafiel inaugurou requalificação do Recreatório Paroquial

Ana Regina Ramos

03-06-2021

Foi anunciada a criação de uma equipa de cultura no seio da comunidade para dinamizar o espaço.

Foto: Município de Penafiel

O município de Penafiel e a Paróquia de S. Martinho de Penafiel inauguraram, esta quinta-feira, dia 3 de junho e Dia de Corpo de Deus, as obras de requalificação do Recreatório Paroquial de Penafiel.

"Hoje é um dia feliz para nós, penafidelenses, porque mostrámos que sabemos honrar as memórias que outros nos deixaram. E, se queremos ser dignos deste passado que temos - e do qual nos orgulhamos -, então, temos que ser capazes de cuidar do nosso património. Foi isso que fizemos aqui, no Recreatório Paroquial de Penafiel", disse o presidente da autarquia, Antonino de Sousa.

Foto: Município de Penafiel

Este é, "provavelmente, o mais importante e o mais especial repositório de histórias" da cidade e do concelho, cujo recinto apresenta referências escritas desde 1329. "Já lá vão quase 700 anos! Ao longo do tempo adquiriu várias funções, tendo sido, durante muitos anos, o teatro penafidelense. Mas, infelizmente, degradou-se. E, por isso, foi com grande entusiasmo que, em 2017, conseguimos celebrar um protocolo que permitiu que esta intervenção fosse incluída no nosso Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e que hoje pudéssemos aqui estar. Agora, o importante é 'reapropriarmo-nos' deste espaço, porque ele é de todos os penafidelenses", continuou, citado numa nota da autarquia.

O valor de investimento foi de 417 mil euros, financiado em 85% pelos fundos comunitários, sendo que a restante parte foi assumida pela Câmara Municipal. Até domingo, o espaço está aberto ao público para quem o queira visitar.

Foto: Município de Penafiel

Durante a cerimónia, o padre Paulo Jorge afirmou que "abrir as portas deste edifício foi devolver um espaço muito importante e querido à comunidade penafidelense". "A todos, muito obrigado por este trabalho realizado, por esta confiança depositada e que este espaço seja agora aberto e disponível para muitos eventos, mas, de um modo particular, aberto à cultura", sublinhou.

O pároco anunciou ainda a criação de uma equipa de cultura no seio da comunidade, que tem como principal objetivo dinamizar o Recreatório.

Foto: Município de Penafiel
Foto: Município de Penafiel