Penafiel

Grupo de voluntários limpou margens do rio em Penafiel

José Rocha

03-06-2021

Saiba mais detalhes.

A 22 de maio, realizou-se a primeira atividade presencial organizada pelo Biocamba. Nessa data, o grupo de voluntários operou uma ação de limpeza e recolha de lixo nas margens e leito da Ribeira de Camba, na freguesia de Termas de São Vicente, concelho de Penafiel. A iniciativa, dinamizada com o apoio da junta de freguesia local, focou-se na área mais afetada do curso de água.

Criado em setembro de 2020, o projeto Biocamba tem visto as respetivas atividades adiadas pelas restrições impostas pela pandemia. "Então, foi com enorme felicidade que o primeiro passo foi dado. Para além da limpeza e recolha de lixo nas margens e leito da Ribeira de Camba, o grupo já começou a fazer o levantamento e registo da fauna e flora nativa, assim como retirar as espécies invasoras, também procederam ao registo de possíveis descargas ou esgotos direcionados para a Ribeira de Camba", explica, através de comunicado Rogério Soares e Ricardo Sousa, criadores do projeto.

O grupo pretende desenvolver uma nova atividade no próximo sábado, dia 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, também em prol da defesa do ambiente nas Termas de São Vicente. Saiba mais pormenores sobre o projeto através das redes sociais.