Penafiel

Escuteiros de Penafiel têm nova sede

Ana Regina Ramos

03-06-2021

Edifício localiza-se no Jardim do Sameiro e sofreu uma remodelação "quase geral". Veja as fotos.

Foi inaugurada, esta quinta-feira, dia 3 de junho, a nova sede do Agrupamento nº 557 - Penafiel do Corpo Nacional de Escutas, no Jardim do Sameiro, em Penafiel.

"Com toda a sinceridade: Dia do Corpo de Deus, eu não podia estar mais feliz; cansado, mas muito feliz", comenta aos jornalistas o chefe do Agrupamento nº 557, Domingos Moreira. "Passámos aqui noites para limpar tudo isto para hoje estarmos aqui com dignidade, portanto, a partir daqui, é mãos à obra, trabalhar para que amanhã eles me possam substituir porque ninguém é eterno", acrescenta, lembrando que este edifício já pertencia a este agrupamento de escuteiros desde 2003, "mas não a 100%", pois usavam o recreatório paroquial até à altura em que entrou em obras.

O investimento foi de cerca de 70 mil euros numa "remodelação quase geral do edifício", que vai ainda acolher, no rés do chão, a Associação São João do Sameiro, explica o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

"A nossa sede agora vai dar-nos, a nós, chefes, um ânimo fantástico e, para além de nós, dirigentes, que estamos aqui para servir, para fazer os homens e mulheres de amanhã, eles também se vão sentir bem, vão sentir-se realizados e podem levar uma certeza: podem passar aqui meio ano, três meses, depois de sair daqui, a sociedade civil nota uma grande diferença que é ter sido algum tempo escuteiro. Aqui aprende-se a respeitar, a servir, a ser educado e, acima de tudo, a respeitar o alheio", conclui Domingos Moreira, apelando a mais fiscalização no local por parte das autoridades.

"Este espaço é um espaço com características muito específicas por estar localizado aqui no Jardim do Sameiro e mesmo ao lado do nosso santuário, portanto, não podia ser um espaço ocupado por qualquer instituição, tinha de ser uma instituição que se enquadrasse neste espírito e, de facto, os escuteiros enquadram-se na perfeição, desde logo pelos valores que têm presentes nas suas ações, pela relação que têm com a natureza", refere Antonino de Sousa.

"Entendemos que fazia sentido estabelecer esta parceria, cedendo-lhes estas instalações para que pudessem desenvolver as suas atividades e estabelecer com eles também este compromisso de, a partir de agora, nos ajudarem a cuidar do Jardim do Sameiro. Portanto, acho que é uma boa parceria. O compromisso estava estabelecido já desde o momento em que eles tiveram que sair do recreatório por causa da obra de requalificação do espaço. Honrámos a nossa palavra, porque hoje pudemos, de manhã, inaugurar as obras do recreatório e, agora à tarde, inaugurar e ceder as instalações aos escuteiros", sublinha.

A inauguração aconteceu ao final da tarde e contou com a presença de vereadores da autarquia, bem como do padre e assistente do Agrupamento nº557 Paulo Jorge e das várias secções do agrupamento de escuteiros.

127