Penafiel

“Penafiel Passeio D’Moda 21” deu novo fôlego aos empresários concelhios

José Rocha

02-06-2021

O presidente da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, revela que participaram pela primeira vez outras freguesias do concelho para além de Penafiel.

Foto: AEP

O passado sábado, dia 29 de maio, marcou o regresso dos eventos organizados pela Associação Empresarial de Penafiel, depois de um longo interregno causado pela suspeita do costume (de há mais de um ano a esta parte, pelo menos): a COVID-19. Tratou-se do “Penafiel Passeio D’Moda 21”, cujo desfile será transmitido no próximo fim de semana nas redes sociais da AEP.

As filmagens do referido desfile, realizadas de modo a cumprir as medidas de segurança recomendadas para impedir a propagação do novo coronavírus, reuniram 80 modelos e 15 lojas de moda e acessórios não só da freguesia de Penafiel, mas também de outros pontos do concelho, o que constitui uma novidade em relação a edições anteriores.

Foto: AEP
Foto: AEP

Ao Jornal A VERDADE, Nuno Brochado, presidente da AEP, mostrou-se satisfeito por, finalmente, ter assistido ao primeiro evento pós-pandemia organizado pela associação. “Aproveitámos o facto de as restrições terem aliviado um pouco e decidimos avançar, mesmo que num formato diferente do habitual: apostámos na vertente online, reduzimos o tamanho da passadeira e o local da realização, que passou a ser nas nossas instalações”.

Tudo isto para cumprirmos as regras não só legais, mas também morais, a fim de não criar aglomerações de pessoas.

Foto: AEP
Foto: AEP

O balanço, esse, foi “positivo”, até porque o evento foi realizado “num novo formato” e num ano em que “o setor foi bastante afetado”, para além da já referida presença de outras freguesias.

Apesar do sucesso, Nuno Brochado presume que algumas lojas não tenham participado “porque vimos de uma altura de restrições e os fins de semana representam uma boa parte da faturação do mês”. Todas estas razões pesam na balança do presidente da associação a favor de um balanço positivo da iniciativa: “decorreu tudo bem e esperamos que agora, este fim de semana, o público goste da transmissão!”

Foto: AEP
Foto: AEP

Para Nuno Brochado, este primeiro evento pós-pandemia ganha um simbolismo especial pelas dificuldades que o setor empresarial do concelho (e não só) atravessou, travessia que, no entender do dirigente, se tornou mais difícil pela falta de apoios do Governo. “Já tive a oportunidade de dizer que os empresários tiveram uma pequena ajuda do Governo. Não estiveram sozinhos, mas não podem contar muito com o Governo, que foi muito tardio no pagamento dos apoios”.

A quantidade também é questionável, mas os empresários queriam era dinheiro imediato e viram-se um bocado sozinhos para aguentar…

Contudo, a força de espírito das gentes penafidelenses leva o presidente da Associação Empresarial de Penafiel a mostrar-se confiante num desfecho positivo: “Nós somos pessoas de trabalho, de não baixar os braços e os empresários vão superar esta fase!”

Foto: AEP