Penafiel

AE Penafiel lança campanha de sensibilização para um "desconfinamento seguro"

José Rocha

03-05-2021

A medida foi elaborada em parceria com a ESEP, ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul e a Unidade de Saúde Pública Vale do Sousa Sul.

Foto: AEP

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) term vindo a desenvolver uma campanha de comunicação com regras para um desconfinamento em segurança. A medida, que surgiu por sugestão de um grupo de três enfermeiras da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), é realizada em parceria com o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul e a Unidade de Saúde Pública Vale do Sousa Sul.

Denominada "P.A.I – Proteção, Ação, Informação", a campanha digital surge no balanço do trabalho desenvolvido pelas três jovens enfermeiras na USP do ACES-VSS, trabalho esse que englobou mais concelhos da região.

"Do trabalho que tiveram de desenvolver, especificamente sobre uma infinidade de inquéritos epidemiológicos, resultaram conclusões sobre a deficiência de procedimentos a implementar. Em concreto, detetaram-se falhas graves de segurança no cumprimento de regras no meio laboral, familiar, escolar e social", relata a AEP através de comunicado.

De forma a procurar contrariar esse fenómeno, as referidas enfermeiras entraram em contacto com a AEP de modo a "apoiar a comunicação das melhores práticas" identificadas pelas profissionais de saúde e, consequentemente, "debelar os problemas detetados nos inquéritos, junto do maior número de pessoas possível".

Nuno Brochado, presidente da Associação Empresarial de Penafiel

Essas práticas serão disseminadas através dos canais digitais da AEP. A primeira publicação da campanha “Desconfinamento em Segurança – Projeto P.A.I – Proteção, Ação, Informação” será feita esta segunda-feira, dia 3 de maio, por áreas sociais: Trabalho, Família, Social e Escola. A área laboral será a primeira a ser divulgada, seguindo-se as mensagens informativas na área social, familiar e escolar. Finda esta primeira fase da campanha, será realizado um webinar de sensibilização por parte das enfermeiras e demais entidades envolvidas no projeto P.A.I, onde formandos e formadores da área de formação da AEP irão participar.

Refira-se que o logótipo do projeto foi desenvolvido entre o grupo de enfermeiras e a AEP e pretende "chamar atenção para os comportamentos mais corretos a cumprir para que a região e o país possam continuar o desconfinamento previsto pelo Governo de Portugal".

Disso mesmo dá conta Nuno Brochado, presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel, que considera “importante aliarem-se instituições credíveis para passar uma mensagem muito necessária, no sentido de todos podermos recuperar a tão esperada 'normalidade'. Sabemos que o caminho ainda é longo, mas para a economia local e para os nossos empresários, é importante que os comportamentos sejam ajustados à realidade para que possamos salvar não só vidas como empresas. Não podemos voltar a parar, é importante que todos cumpramos as medidas impostas, e esta campanha chega numa altura decisiva para a continuidade do desconfinamento”, disse.

14