Paços de Ferreira

Paços de Ferreira: ADATERRA organiza exposição para promover a cultura e os artistas locais

Ana Regina Ramos

04-06-2021

Esta sexta-feira.

Foto: ADATERRA

esPaços – Intervenção Cultural é o nome da exposição de arte que a ADATERRA – Associação de Desenvolvimento e Amigos da Terra de Carvalhosa está a organizar no concelho de Paços de Ferreira. A inauguração será na próxima sexta-feira, dia 4 de junho.

O objetivo é "promover a cultura e os artistas locais, o projeto quer ser motor de uma experiência cultural, onde diversas expressões artísticas sejam vividas e partilhadas", refere um comunicado da autarquia.

Na primeira edição, o “ano zero”, o projeto quer "promover a ligação entre diversos artistas locais, numa exposição intergeracional que reúne obras de uma geração mais antiga e jovens artistas que começam a dar os primeiros passos no mundo das artes". A exposição conta ainda com o espólio de alguns dos mais conhecidos artistas do concelho que, entretanto, faleceram.

Durante este mês, vão estar em exibição diferentes tipologias de arte, como pintura, escultura, instalações e novas expressões de arte. Vão também decorrer, em paralelo, oficinas e workshops infanto-juvenis relacionados com a produção de azulejos, colagens e ilustração. Estão programadas ainda visitas guiadas ao espaço com os artistas que têm peças expostas e uma tertúlia que pretende discutir o futuro da cultura e arte em Paços de Ferreira.

esPaços – Intervenção Cultural vai decorrer no Mercado Municipal do Parque Urbano de Paços de Ferreira e terá lugar durante todo o mês de junho, de sexta-feira a domingo. A inauguração da exposição será na próxima sexta-feira, dia 4 de junho, pelas 21h00.

A iniciativa insere-se no programa de comemorações dos 15 anos de fundação da ADATERRA. A exposição esPaços – Intervenção Cultural tem como parceiro institucional a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, com o apoio artístico da Tribuna d’Arte.