Marco de Canaveses

Parque dos Avós une gerações e promove turismo em Marco de Canaveses

José Rocha

10-06-2021

Veja as fotos da inauguração do espaço localizado em Soalhães.

Quem se deslocar à Capela de Santiago, na freguesia de Soalhães, concelho de Marco de Canaveses, irá a partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, deparar-se com um novo espaço de lazer. Trata-se do Parque dos Avós, que foi inaugurado através da plantação de árvores apadrinhadas por avós e netos da freguesia.

Para tal, foram retiradas do local algumas árvores que já se encontravam em estado precário. Esta manhã, foram substituídas por outras pelas mãos dos próprios netos e avós, cujos nomes figuram ao lado da respetiva árvore.

Uma das avós homenageadas neste novo parque foi Rosário Monteiro, soalhense de 78 anos que vê com bons olhos o surgimento deste espaço: "acho muito bem! Quanto mais verdura, melhor!"

Já Ana Moura acredita que este Parque dos Avós vai trazer à freguesia de que é natural "movimento e benefícios. E é ao ar livre! Vemos aqui juventude, pessoas mais velhas, caminheiros, ... é muito positivo", considera.

A mãe de Ana, Maria de Fátima, partilha da opinião da filha: "acho muito bom! Já vivo aqui há 43 anos, moro nesta casa aqui à beira e vêem-se muitos visitantes. Era uma pena este espaço não estar aproveitado."

O presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, António Monteiro, explicou que a intervenção realizada passou por "reflorestar esta zona, que é lindíssima, junto à Capela de Santiago. Decidimos criar esta iniciativa de desafiar os avós e netos a virem apadrinhar uma árvore e esperamos que, no futuro, possam também vir aqui pontualmente cuidar da mesma".

O autarca revelou que um dos próximos passos do projeto passa por construir mesas para piquenique no local, de forma a promover ainda mais a convivência no espaço. "Não deixa de ser uma atração turística e pretendemos cativar também os mais novos a cuidar do ambiente e da própria freguesia", acrescentou.

Mário Bruno Magalhães, vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, destacou a importância do espaço e da iniciativa então realizada por duas razões. Primeiro, "pela importância dos avós para a família. Às vezes, com o passar do tempo, surgem 'modernices' e esquecemo-nos um bocadinho daquilo que os avós representam para a família e do tanto que podemos aprender com eles".

Depois, pela "importância ambiental, pois tudo o que é o desenvolvimento ambiental nesta casa que a todos nos alberga - e que esperamos que albergue por muitos anos - é uma obrigação nossa".

O autarca não terminou sem dar os parabéns ao executivo da junta de freguesia, bem como ao trabalho efetuado pelos técnicos locais da Proteção Civil Municipal. "Todos os elogios e agradecimentos são poucos para todo o trabalho que fazem", concluiu.

Não perca a fotogaleria alusiva à inauguração deste Parque dos Avós.

141