Marco de Canaveses

II Jornadas Municipais da Educação decorreram esta sexta-feira em Marco de Canaveses

José Rocha

04-06-2021

“O Hoje e o Amanhã da Educação” foi o tema da conferência. Saiba mais pormenores e veja as fotos e vídeo do evento.

Foto: Município de Marco de Canaveses

O Emergente Centro Cultural, na cidade de Marco de Canaveses, foi palco esta sexta-feira, dia 4 de junho, das II Jornadas Municipais da Educação.

“O Hoje e o Amanhã da Educação” foi o tema da conferência dinamizada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE-TS), da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e da estratégia #SucessoEscolar, da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

Foto: Município de Marco de Canaveses

Aquando da sessão de abertura, Sara Ribeiro, técnica superior de Terapia da Fala do PIICIIE, explicou que o evento teve por objetivo partilhar "boas práticas que, de forma integrada e articulada, contribuíram durante a implementação do PIICIIE, quer para a igualdade no acesso ao ensino, quer para a melhoria do sucesso educativo dos alunos e para o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação".

Já Júlia Silva, representante da Educação na Rede Social, abordou a necessidade de "ter precaução, conhecimento e responsabilidade para intervir na formação dos que estão em construção" e elogiou a proximidade entre as escolas e diversas entidades. "Para ajudar as escolas nesta implementação, tivemos a ajuda do Plano Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar, das formações proporcionadas pelo Ministério da Educação, do CEFAI e das instituições superiores, desde a DGEST, passando pela Secretaria de Estado. Nunca estas entidades estiveram tão próximas dos agrupamentos e escolas profissionais e dos docentes".

Com tantos estímulos, os agrupamentos e escolas profissionais encetaram um trabalho em diferentes vertentes, sempre com o objetivo de promover o sucesso escolar e nunca esquecendo à qualidade das aprendizagens.

Foto: Município de Marco de Canaveses

Por sua vez, Telmo Pinto primeiro secretário da CIM do Tâmega e Sousa, aprofundou o PIICIIE e explicou a sua importância para a comunidade educativa da região: "este programa que foi aprovado e que vai decorrer nos próximos dois anos define objetivos estratégicos, além de ser um documento extenso, mas muito bem elaborado e muito bem trabalhado com a comunidade universitária, a comunidade educativa, professores, diretores de escola, associações de pais, peritos externos e as figuras que todos nós aprendemos a respeitar no mundo da educação".

Por fim, a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destacou o trabalho elaborado conjuntamente entre a autarquia, a comunidade escolar e a CIM do Tâmega e Sousa: "Tem sido com esta atitude de proximidade, disponibilidade e atenção que, em cada ano letivo, temos tido a capacidade de demostrar que somos capazes de planear, inovar, resolver e fazer acontecer por todos e com todos os marcoenses."

Percorra a fotogaleria e assista ao vídeo alusivos ao evento.

Foto: Município de Marco de Canaveses
112