Marco de Canaveses

Hugo Gonçalves recebe Medalha de Mérito, voto de louvor e 2.000 euros do Município de Marco de Canaveses

José Rocha

04-06-2021

"É sinal de que o meu trabalho é visto pelos órgãos máximos do nosso concelho, o que me deixa muito, muito feliz", admite o campeão nacional de Trail Ultra Endurance.

Medalha de Mérito, voto de louvor e um apoio no valor de 2.000 euros. Foi este o conjunto de distinções com que Hugo Gonçalves saiu dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Marco de Canaveses marcoense esta sexta-feira, dia 4 de junho.

O atleta, que se sagrou campeão nacional de Trail Ultra Endurance na presente época, foi homenageado numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, dos vereadores Mário Bruno Magalhães e Paulo Couto e ainda do presidente da Junta de Freguesia de Bem Viver, Ricardo Soares.

Na ocasião, Cristina Vieira enumerou as conquistas alcançadas pelo marcoense e destacou as suas virtudes enquanto atleta: "O ultra trail é reconhecidamente uma modalidade difícil e isso diz-nos bem da coragem e do empenho que são necessários para se chegar ao nível a que o Hugo chegou. Por isso mesmo, fica aqui o nosso reconhecimento e os nossos parabéns", felicitou.

A autarca salientou também trabalho efetuado pelo atleta enquanto organizador do Trail de Bem Viver. "Chegou a juntar em cada uma das edições realizadas cerca de 1.000 atletas oriundos de todo o país. O trail é uma modalidade que queremos desenvolver no concelho, tal como outros desportos de natureza, que são estratégicos ao nível turístico e desportivo em Marco de Canaveses", revelou, antes de acrescentar um elogio final ao homenageado:

O Hugo Gonçalves deixa-nos naturalmente orgulhosos e foi mesmo parceiro da câmara municipal numa iniciativa recente, que envolveu a sua ida às escolas para promover o desporto e a modalidade em que é especialista.

Essa experiência foi, segundo o próprio atleta, "muito gratificante", sobretudo por "poder explicar às crianças o que é a modalidade. Porque, quando se fala em trail e correr, há pessoas que não têm mesmo a noção do que é o trail running, dos locais porque passamos, do que levamos na mochila, de como nos alimentamos, ... foi bom vê-los motivados a ouvir as minhas histórias", recordou.

Já sobre a homenagem de que foi alvo nesta data, Hugo Gonçalves admitiu que "teve um significado muito grande". "É sinal de que o meu trabalho é visto pelos órgãos máximos do nosso concelho, o que me deixa muito, muito feliz!"

Durante a cerimónia, o atleta ouviu em primeira mão uma novidade da boca do próprio vereador com o Pelouro do Desporto, Paulo Couto: a atribuição de um apoio de 2.000 euros por parte da autarquia. O autarca justificou a decisão da seguinte forma: "a partir de setembro, fizemos uma alteração ao regulamento e conseguimos apoiar atletas individuais. O Hugo durante estes anos foi tendo algum reconhecimento da câmara, mas nunca teve apoio financeiro para o desenvolvimento da sua atividade, porque isto acaba por ter muitos custos e ele acaba por perder muito tempo da vida profissional, como PSP", explicou.

Esse apoio vai concretizar-se através da assinatura de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, o qual será assinado na próxima sexta-feira, dia 18. Esse acordo contempla a atribuição de 2.000 euros ao atleta, o máximo permitido pelo regulamento municipal. "É um reconhecimento mais do que devido, porque o trail é uma atividade muito dura e o Hugo tem feito resultados históricos. Estamos a falar de um atleta que é campeão nacional e que vai representar a seleção nacional - e isso é mais do que um motivo justo", elogiou.

Percorra de seguida a fotogaleria alusiva à sessão.

111