Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: Imagem da Nossa Senhora de Fátima percorre ruas de Bem Viver para "levar alento" à população

Ana Magalhães

13-05-2021

Esta é uma forma de assinalar o mês dedicado a Maria.

As paróquias da freguesia de Bem Viver, no concelho de Marco de Canaveses, estão a assinalar o mês de maio, mês de Maria, de forma diferente dos anos anteriores. Devido à pandemia da COVID-19, e das limitações impostas pela Direção-Geral da Saúde, não foi possível realizar a habitual procissão de velas, contudo a data não foi passada em vão.

Uma carrinha, com a imagem da Nossa Senhora de Fátima, iniciou esta quarta-feira, dia 12 de maio, a sua viagem, na paróquia de Favões. Esta quinta-feira, dia 13 de maio, é a vez da paróquia de Ariz acolher a virgem Maria e, no dia 30 de maio, a Nossa Senhora de Fátima vai percorrer as ruas da paróquia de Magrelos.

A ideia surgiu por parte do padre Carlos Rosa, pároco das três paróquias. Em declarações ao Jornal A VERDADE, o sacerdote explicou que “tendo em conta o contexto da pandemia a decisão assentou no carro e na imagem da Nossa Senhora a percorrer as ruas”.

“As pessoas acolhem-nos nas suas casas, colocam velas para receber a Virgem Maria. Não deixamos de mostrar a nossa devoção à Nossa Senhora, uma vez que não podemos ir até ela, vem ela até nós”, concluiu o padre Carlos Rosa.

Também Ricardo Soares, presidente da Junta de Freguesia de Bem Viver, vê com bons olhos esta iniciativa. “Torna-se importante porque mobiliza e une a comunidade. Dada a situação pandémica e as restrições impostas, as paróquias lideradas pelo padre Carlos Rosa, entenderam repetir a passagem da imagem de Nossa Senhora levando algum contentamento e alento à população da freguesia de Bem Viver”, terminou.