Marco de Canaveses

"Os Caminhos do Caminho" apresenta programação para Marco de Canaveses

Ana Magalhães

09-05-2021

Conheça a iniciativa.

Alcino Vieira, José Vieira e Nuno Higino vão promover, em colaboração com a Fábrica da Igreja de Santa Maria, na freguesia do Marco, no concelho de Marco de Canaveses, a iniciativa “Os Caminhos do Caminho - Viagens em torno dos sentidos do Caminho de Santiago”.

A iniciativa arranca já na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, e estende-se até ao dia 26 de junho, com várias iniciativas a decorrer durante vários dias.

No dia 14 de maio, pelas 20h30, tem início esta iniciativa, com discursos de abertura à responsabilidade do padre Hermínio Pinto, da paróquia de Santa Maria, de Alcino Vieira, da organização da iniciativa, e de Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses. Segue-se a apresentação do vinho do evento, o Chapeleiro, por Carlos Gabriel Fernando.

Pelas 21h30 haverá um concerto de abertura com Rita Cardoso, do Projecto Pauta Musical, Ivan Vilela, da Universidade de São Paulo, de Pedro Santos, da Universidade de Aveiro, e de Ricardo Oliveira e Tiago Silva, do Centro Cultural de Amarante.

Para o dia 15 de maio, pelas 21h00, está prevista a palestra “O Caminho de Santiago. Que caminho(s)? - Do Romano ao Românico. A sua evolução ao longo da história e do território”. A iniciativa terá a moderação de José Vieira e contará com Lino Tavares Dias, da Universidade do Porto, Manuel Pereira Cardoso, da Dolmen, Paulo Almeida Fernandes, da Universidade Nova de Lisboa e José Carlos Pereira.

De acordo com a organização, esta iniciativa tem o objetivo de “refletir a riqueza de temas e perspetivas sobre variados caminhos e sentidos que levam até Santiago de Compostela”. Pretende-se que seja “um programa aberto à comunidade, mostrando como a cultura está entre nós, dando-nos, ao mesmo tempo, prazer e a oportunidade de aprendermos”.