Marco de Canaveses

Autarquia de Marco de Canaveses entregou viatura elétrica à Equipa de Cuidados Continuados Integrados

Ana Magalhães

27-04-2021

A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira.

A Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) da Unidade de Saúde Familiar do Marco recebeu na manhã desta terça-feira, dia 27 de abril, uma nova viatura para auxiliar nos cuidados ao domicílio.

A viatura foi entregue pela presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, à equipa responsável composta por quatro enfermeiros e um fisioterapeuta. A iniciativa contou também com a presença da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega I - Baixo Tâmega, Teresa Moreno.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Teresa Moreno explicou que a viatura, que é 100 por cento elétrica, será “preferencialmente utilizada pelo fisioterapeuta”, que vai intervir, sobretudo, “em termos de reabilitação e recuperação motora e cinesiterapia”, uma vez que “a grande parte dos doentes é do foro da reabilitação”.

No total, são 15 os utentes que recebem os cuidados desta equipa, sendo que 11 deles são da área da reabilitação. “Vai permitir-lhes gerir muito melhor o tempo. É, sem dúvida, uma mais valia que será rentabilizada”, garantiu, destacando a “parceria com a autarquia, de onde revertem muitos ganhos, principalmente para a população”.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses recordou que se trata de “um compromisso que a autarquia assumiu na área da saúde”, para ajudar na “assistência dos cuidados continuados no concelho”.

Esta viatura é financiada a 50 por cento por fundos comunitários, através do Fundo Ambiental. “Esta é também a assunção de um compromisso e de uma estratégia do município em termos viaturas mais sustentáveis. Este veículo será carregado aqui, neste local, e servirá a população de Marco de Canaveses”, concluiu.

A viatura tem um custo de cerca de 30 mil euros, sendo financiada em 50% por fundos comunitários, o restante valor é da responsabilidade da autarquia marcoense.