Marco de Canaveses

Daniel Faria recordado este sábado em Marco de Canaveses

José Rocha

09-04-2021

Fique a par do programa, que se realiza no âmbito dos 50 anos do nascimento do poeta paredense.

Este sábado, dia 10 de abril, a Associação Casa Daniel vai realizar a partir de Marco de Canaveses uma sessão dedicada à celebração dos 50 anos do nascimento de Daniel Faria, poeta nascido em Baltar (Paredes), em 1971, e falecido a 1999, no Porto.

O evento vai ser transmitido nas redes sociais e conta com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e da Igreja de Santa Maria, entre outras entidades. Pelas 10h15, Hermínio Pinto, pároco da Paróquia de Fornos, irá receber os convidados. Às 10h30 tem início a conferência "Entre o imaterial e o sensível em arquitetura na poesia de Daniel Faria", ministrada por Luís Viegas, docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo.

Pelas 11h30, tem início a atividade "Testemunhos em redor de Daniel Faria", na qual serão partilhados testemunhos em áudio de poemas ou memórias do escritor. "É esta a forma encontrada pela Associação Casa Daniel, em tempos de confinamento, para assinalar os 50 anos do nascimento do poeta Daniel Faria", refere a associação, que convida a população a associar-se às comemorações, enviando até 10 de abril por WhatsApp (937 059 427) uma mensagem gravada com duração até um minuto de um dos seus poemas ou uma memória, para depois ouvir e partilhar no site ou na página Facebook.

Daniel Faria

A partilha de testemunhos vai ser feita em três outras ocasiões ao longo do dia. Para as 12h00 está reservada a conferência "Quando o teatro é um carrossel à volta da palavra: a teia cénica na poesia de Daniel Faria", ministrada por Castro Guedes, mestre em Artes cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

Às 15h30 é a vez de Henrique Pereira, doutor em Cultura e professor auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, falar no "Anjo ferido na raiz". Uma hora e meia depois, realiza-se a conferência "Ocultar a escrita para revelar o escrito. O texto-imagem em Daniel Faria", por Samuel Silva, mestre em Artes Plásticas e doutorando em Arte e Design pela Universidade do Porto.

Pelas 18h30 irá ouvir-se "A poesia do Daniel dita e cantada", performance dos APURO: Associação Cultural. Por fim, às 21h30, tem início o espetáculo teatral do grupo de jovens da Seiva Trupe, construído a partir da poesia do Daniel.

Fique a par das restantes datas do programa dedicado à celebração dos 50 anos do nascimento de Daniel Faria:

  • Colóquio “Daniel, nome de poeta”, 12 de junho 2021, Igreja Santa Maria - Marco de Canaveses;
  • Residência Artística de Pintura “A Casa do Daniel”, 10 a 12 de setembro de 2021, Casa Daniel, Granjinha, Tabuaço, sob orientação do atelier do pintor Alberto Péssimo;
  • Tertúlia “A poesia de Daniel Faria a partir da Estética” , 4 de outubro 2021, Círculo de Bellas Artes - Madrid;
  • Exposição resultante da Residência “A Casa do Daniel” e apresentação do livro de atas dos colóquios, 1 de dezembro de 2021, Paredes.