Lousada

Concurso "Ler Lousada" premiou alunos do concelho

09-06-2021

O V Concurso Literário "Ler Lousada" foi o mais participado de sempre e premiou alunos do concelho.

Relativamente ao quarto ano, o primeiro prémio foi para “Conto do Moinho do Meio - continuação da história de Margarida Fonseca Santos”, da Escola Básica de Vilar do Torno e Alentém - Agrupamento de Escolas de Lousada Este. O segundo lugar coube a “História de um pão, de Mia e um casal, Sol e Diário”, da Escola Básica de Mourinho (Aveleda) - Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, e o terceiro lugar foi atribuído ao trabalho “O Rio que Corre em mim”, da Escola Básica de Lustosa - Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

Foto: Município de Lousada

No que concerne ao sexto ano, os vencedores foram Sónia Isabel da Silva Sousa com “Amigos Mentirosos”, da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira) Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, que ganhou o primeiro prémio, sendo seguida de Maria Inês Soares Queirós, com “Uma Nova Aventura na Ponte”, de Maria Inês Soares Queirós, da EB de Lousada Este (Caíde de Rei) - Agrupamento de Escolas de Lousada Este, e de Raquel Belarmino Mesquita com “Uma pedra com história e um inseto importante”, da EB de Lousada Centro - Agrupamento de Escolas de Lousada.

Foto: Município de Lousada

Os alunos do nono ano que venceram pertencem ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca. Em primeiro lugar ficou “AGÁ – A Saga Final”, de Bruno Diogo Teixeira, da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira), seguido de “A Água não tem dono”, de Maria Leonor da Costa Alves, da EBS de Lousada Norte (Lustosa), e “AGÁ – O recomeço”, Adriana Maria Monteiro de Sousa, da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira).

Foram também do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca os vencedores do escalão relativo ao 12.º ano. “O coração do livro na alma de uma leitora”, de Bárbara Filipa Ribeiro Magalhães, da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira). Ficou em primeiro lugar, seguido de “O Banco da Poesia”, de Ariana Maria Silva Cunha, da EBS de Lousada Norte (Lustosa). O terceiro classificado foi “O Fósforo”, de Simão Pedro Pereira Santos, da EBS de Lousada Norte (Lustosa).

Foto: Município de Lousada

No total, estiveram a concurso 13 turmas de quarto ano, de 11 escolas básicas do primeiro ciclo, que se basearam no livro "Conto do Moinho do Meio", de Margarida Fonseca Santos. "A Misteriosa Cassandra", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, inspirou os textos de 46 alunos do sexto ano.

Os quatro trabalhos de alunos de nono ano tomaram o livro "AGÁ - A CURA" como ponto de partida e, pela primeira vez, 11 alunos do 12.º ano concorreram a este concurso, cujos textos tiveram como pano de fundo o livro "Dieta da Poesia", de Afonso Cruz.

"Uma prova da importância que este concurso e, principalmente, o Plano Municipal de Leitura – Ambiente, desenhado à medida dos alunos de Lousada, alcançou junto da comunidade escolar", lê-se num comunicado da autarquia.

Foto: Município de Lousada